Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Técnicos da Secretaria de Estado da Saúde - Sesau e do Ministério da Saúde – MS, se reúnem na tarde desta terça-feira, 26, para desenvolver ações de vigilância, visando adotar medidas de promoção da saúde, prevenção e atenção integral das populações expostas a substâncias químicas e agrotóxicos no Estado.

A vigilância em saúde de populações expostas a agrotóxicos compreende um conjunto de ações integradas de proteção e promoção da saúde, vigilância, prevenção e controle das doenças e agravos à saúde.

“As ações que estamos desenvolvendo visa proteger a população e os trabalhadores ao risco de exposição aos agrotóxicos, levando em conta que o Tocantins é basicamente um estado agrícola”, avalia a técnica do MS, Danielle Fontana.

Foram Selecionadas cinco substancias classificadas pela Comissão Permanente de Saúde Ambiental – COPESA e pela Comissão Nacional de Segurança Química – CONASQ, como prioritárias devido aos riscos à população, são elas: agrotóxicos, asbesto/amianto, benzeno, chumbo e mercúrio. (Ascom Sesau)