Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O jornalista, escritor e ex-deputado federal Fernando Gabeira estará em Palmas nesta sexta-feira, 5, para ministrar a palestra “O futuro do Brasil e o papel dos verdes nesse processo”. O evento será às 15h, no auditório da Faet, na quadra 402 Norte. Fernando Gabeira vai tratar de assuntos referentes à sustentabilidade, conscientização sobre práticas ambientais, motivação e necessidade de maior conscientização política e ambiental da sociedade.

A iniciativa é da Fundação Verde Herbert Daniel, uma instituição criada pelo Partido Verde que tem, entre outros objetivos, o de promover a formação política, ambiental e cultural, proporcionar a troca de conhecimento, experiências e ideias a fim de produzir políticas públicas consoantes com o ideário verde, com o fim maior de influir no debate democrático objetivando transformar a sociedade e o mundo em um lugar melhor para todos os seres vivos.

O presidente regional do Partido Verde, deputado estadual Marcelo Lelis, ressalta que o evento não será voltado apenas para os membros do partido. “Todos estão convidados. Todas as correntes de pensamentos, ideologias, bandeiras partidárias, todos que queiram ouvir um pouco da experiência de Fernando Gabeira que tem um histórico de lutas e trabalho prestado em importantes momentos da história do nosso País”, disse.

O evento será aberto ao público em geral. Além dos membros do Partido Verde do Tocantins, são aguardas as presenças de estudantes universitários, profissionais de comunicação e representantes de diversos segmentos da sociedade.

Perfil

Fernando Gabeira é escritor, jornalista e ex-deputado federal pelo Rio de Janeiro (1998-2010). No final dos anos 60, ingressou na luta armada contra a ditadura militar. Foi preso, exilado e em dez anos de exílio esteve em vários países. Nos anos seguintes, Gabeira dedicou-se a uma intensa produção literária, construindo as primeiras análises críticas da luta armada e impulsionando no Brasil temas como as liberdades individuais e a ecologia. Livros como O que é isso Companheiro, O crepúsculo do Macho, Entradas e Bandeiras, Hóspede da Utopia, Nós que Amávamos tanto a Revolução e Vida Alternativa apontaram novos horizontes no campo das mentalidades e colocaram na berlinda uma série de velhos conceitos da vida brasileira. Em 1986, candidatou-se ao governo do Estado do Rio de Janeiro pelo Partido Verde e inaugurou uma nova forma de militância política. Gabeira tornou-se um dos principais líderes do PV. Em 1989, foi candidato à presidência da República. Em 1994, elegeu-se deputado federal pela primeira vez. Em 2008, Gabeira foi candidato a prefeito e, em 2010, foi candidato a governador. Conheça mais sobre a carreira e atuação de Fernando Gabeira em http://gabeira.com.br/biografia/