Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Conscientizar sobre a preservação do meio ambiente e promover a geração de renda são os objetivos do curso de sabão caseiro que o Ruraltins – Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins, em parceria com o Ceste – Consórcio Estreito Energia, realiza nos dias 9, 10 e 11, das 8h às 18h, no reassentamento Rural Coletivo São João, município de Palmeiras do Tocantins, localizado no extremo norte do Estado.

Durante o curso, os participantes irão fabricar sabão em barra, líquido e em pasta, utilizando o óleo saturado, o sebo, misturado com soda cáustica, álcool, água, anil e essências. 

Conforme a extensionista e facilitadora, Maria da Conceição Teixeira, no curso constam orientações ambientais, como por exemplo, os danos causados a natureza caso o óleo venha a ser despejado no solo e as técnicas de preparo e armazenamento do produto. Para preparar o sabão caseiro, a extensionista alerta que é necessária a utilização de material apropriado. “O uso de luvas, máscara, óculos, avental e toca são indispensáveis para evitar o contato direto com os produtos químicos nocivos à saúde, além de um lugar arejado”, afirmou.

Aproximadamente 15 moradores do reassentamento participarão do curso. (Ascom)