Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Com a finalidade de orientar, disciplinar e fiscalizar o exercício da profissão de arquitetura e urbanismo no Estado, o Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Tocantins iniciou em 2013 as ações de fiscalização externa. No período de 25 a 27 de março último, a fiscalização do CAU/TO esteve m Gurupi para averiguar denúncia de falta de ética no exercício da Profissão.

De acordo com o Gerente Técnico do CAU, Matozalém Souza Santana, em Gurupi a fiscalização verificou denúncia relativa a falta de ética profissional. “Após a apuração da denúncia o caso foi analisado previamente pela Comissão de Ética e Exercício Profissional que deliberou pela abertura de processo ético disciplinar” frisou.

Ainda segundo o Gerente Técnico, o processo deverá correr em segredo, e com direito a ampla defesa.

Orientações

A fiscalização do CAU também visitou a Prefeitura Municipal de Gurupi com a finalidade de esclarecer sobre a responsabilidade técnica e os procedimentos a serem adotados referentes ao exercício da profissão de arquiteto e urbanista a partir da criação do CAU/TO.

“Com a implantação do CAU/TO nós tivemos um primeiro ano de estruturação, agora estaremos mais próximos dos profissionais e da sociedade, tanto orientando como fiscalizando o exercício da profissão” afirmou o presidente do CAU/TO Lucas Dantas.

Até a primeira quinzena de abril o CAU/TO estará com o planejamento de fiscalizações para 2013 completo, a meta inicial é realizar ações em todas os municípios do Estado, em que há arquitetos atuantes, e posteriormente estender para as demais cidades.

Denúncias

Entre as atribuições do CAU/TO está a de orientar, disciplinar e fiscalizar o exercício da profissão de arquitetura e urbanismo e zelar pela fiel observância dos princípios de ética e disciplina da classe. Denúncias podem ser realizadas pelo telefone (63) 3026-1800, pessoalmente no endereço Quadra- 103 Sul, Rua SO 5 Lote- 12, Sala 104, ou pelo e-mailatendimento@cauto.org.br