Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Estimular a prática de leitura de textos teatrais. Este é o objetivo do projeto Sesc Dramaturgia: leituras em cena, que será realizado entre os dias 21 a 23 de abril, no Teatro Sesc Palmas. Os interessados em participar do projeto devem se inscrever até o dia 13 de abril. 

O tema do projeto, este ano, é “O corpo poético em busca da palavra orgânica”.  As inscrições, que são gratuitas, devem ser feitas por meio do preenchimento de um formulário (clique aqui para baixar) e enviadas para o e-mail teatrosescpalmas@sescto.com.br . As vagas são limitadas. 

Para a realização das oficinas, o projeto traz ao Tocantins a atriz, assistente de direção e diretora de cena, diretora de produção e oficineira Ana Carina, da Companhia do Gesto (RJ). Há mais de 10 anos como integrante do núcleo artístico da Companhia do Gesto, Ana se dedica a pesquisa do Teatro Gestual e das linguagens não habituais da cena, com jogo de máscaras teatrais e do palhaço, optando pela palavra do corpo ou oriunda do corpo cênico, de maneira orgânica. 

Ana Carina desenvolveu um processo de aproximação do trabalho técnico que utiliza elementos das linguagens não habituais do teatro gestual (máscaras e palhaço) em relação orgânica com a palavra, imprimindo à fala do ator possibilidades da voz que, originada do corpo expandido e criativo, adquire qualidades surpreendentes, livres de possíveis vícios e cristalizações. 

Sesc Dramaturgia 

O projeto visa difundir textos inéditos ou consagrados da dramaturgia nacional e mundial, pretendendo instrumentalizar e chamar a atenção de diretores e atores para as potencialidades cênicas – ou novos ângulos – de uma determinada obra.  

As oficinas serão realizadas de 21 a 23 de abril, das 14h às 18h, no Teatro Sesc Palmas. As inscrições encerram dia 13 de abril. A lista dos selecionados será divulgada no dia 18 de abril, por e-mail.