Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A 59ª edição do encontro do Colégio de Presidentes dos TREs começou na noite da última quinta-feira (11), no Hotel Gran Marquise, em Fortaleza (CE). Uma sessão solene do Pleno do TRE do Ceará antecedeu a abertura dos trabalhos do Colégio, com a entrega da Medalha do Mérito Eleitoral Desembargador Faustino de Albuquerque e Souza.

O presidente do COPTREL e do TRE do Tocantins, desembargador Marco Antony Villas Boas foi um dos agraciados com a medalha. Ele disse que receber a comenda é uma honra e agradeceu ao TRE do Ceará e principalmente ao desembargador Ademar Mendes Bezerra. “Vossa Excelência escreveu seu nome na magistratura de forma marcante e indelével”, elogiou.

Em seguida, o presidente do TRE do Ceará, desembargador Ademar Mendes Bezerra saudou Villas Boas e todos os magistrados e esposas, servidores e amigos. “Agradeço aos queridos colegas e todas as pessoas que aqui se encontram. Todos são convidados para tratarmos o melhor para a sociedade.

Compuseram a mesa oficial, além dos membros do Pleno do TRE-CE, o vice-governador do Estado do Ceará, Domingos Filho, o deputado estadual Tin Gomes, o desembargador João Byron de Figueiredo Frota e o deputado federal Mauro Benevides.

Homenageados

A Medalha do Mérito Eleitoral também foi  entregue ao Ministro Napoleão Nunes Maia Filho, aos desembargadores Francisco Haroldo Rodrigues de Albuquerque e ao procurador da república Márcio Andrade Torres. Também foram agraciados a Ministra Cármen Lúcia Antunes Rocha, porém, devido a sua agenda não foi possível a Comenda ser entregue ontem à noite. A Ministra será condecorada na manhã desta sexta-feira (12), quando participa de reunião com os presidentes dos TREs.

O presidente do TRE-CE, desembargador Ademar Mendes Bezerra, destacou que a homenagem é devida àqueles que "fizeram tudo o que estava ao seu alcance para prestigiar a Justiça Eleitoral e prestaram grande trabalho para o TRE". O ministro Napoleão Nunes Maia Filho representou os homenageados e em seu discurso relembrou o legado do desembargador Faustino de Albuquerque, que dá nome à medalha. Segundo ele, "o resgate é oportuno e compatível com a generosidade do TRE do Ceará, na escolha do nome da comenda". Por fim, o ministro agradeceu e disse ser "indispensável que a sociedade relembre seus homens ilustres".

Descerramento de placa

Dando continuidade à sessão solene, o presidente e a vice-presidente do TRE-CE, desembargadores Ademar Mendes Bezerra e Iracema do Vale, respectivamente, descerram a placa que marca a contratação da construtora da nova sede do tribunal. Ademar Mendes Bezerra disse que "superadas as dificuldades, os trabalhos de construção do novo prédio do TRE fortalecem o patrimônio da Justiça Eleitoral do Ceará". (Ascom TRE)