Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Divulgação

O prefeito de Gurupi, Laurez Moreira (PSB), recebeu neste último domingo, 14, em seu gabinete o secretário especial de Promoção e Atração de Investimentos, Divaldo Rezende, o secretário estadual do Meio Ambiente, Alan Barbiero e o empresário Antônio Chacon Arrue, diretor geral da empresa espanhola Ligeplas, que atua na gestão de resíduos sólidos urbanos.

Durante encontro o empresário apresentou o programa de gestão de lixo que poderá resolver o problema de destinação adequada do lixo produzido em Gurupi e cidades da região sul, de forma que não agrida o meio ambiente e ainda pode gerar energia e emprego.

Divaldo Rezende lembrou que a gestão do lixo é de responsabilidade dos municípios e que depende das prefeituras atuarem na destinação correta. “Estamos visitando as prefeituras, trazendo o representante desta empresa e apresentando possibilidades, mas cabe a cada prefeito aceitar e adequar o que a empresa está oferecendo à sua realidade”, pontuou o secretário.

Já Alan Barbiero disse que a vinda da empresa espanhola representa mais uma possibilidade para que as prefeituras tenham condições de resolverem o problema grave que é o lixo e os aterros sanitários. “Já estamos com audiências públicas marcadas onde o tema será a gestão dos resíduos e depois de realizarmos encontros em todas as regiões, vamos formatar o plano estadual de resíduos sólidos”, explicou Barbiero.

O prefeito Laurez ficou satisfeito com a visita e aproveitou para deixar as portas do município abertas à investimentos. “Temos muitas potencialidades turísticas e estamos numa região privilegiada e não podemos perder mais tempo. Estamos felizes e vamos dar total suporte para que esta empresa tenha condições de montar a usina de tratamento de lixo que resolverá o problema não só de Gurupi, mas de muitas cidades da região”, disse o prefeito. 

Sobre a Ligeplas

A empresa Ligeplas é uma das maiores da Europa e pioneira na coleta e tratamento de resíduos sólidos com a particularidade de realizar o ciclo completo, ou seja a empresa instala unidades industriais que preparam o lixo para se tornarem subprodutos de diferentes indústrias, não sobrando absolutamente nenhum resíduo para ser depositado em aterros sanitários.

O presidente da Ligeplas, Antônio Chacon fez a apresentação do sistema utilizado pela empresa que pode ser adaptado facilmente à realidade de Gurupi. Com tecnologia alemã, a empresa produz equipamentos  urbanos como placas, jardineiras, ponto de ônibus, entre outros e ainda geram empregos e renda para a comunidade, tudo isso, a partir  de materiais recicláveis. (Secom Gurupi)