Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

O governador Siqueira Campos mantém audiência nesta quarta-feira, às 16h na Fundação Nacional de Saúde, Funasa, em Brasília, para tratar de projetos de interesse do Tocantins. O governador que estará acompanhado do presidente da Agência Tocantinense de Saneamento (ATS), Edmundo Galdino, vai solicitar ao presidente da Funasa, Gilson Queiroz de Carvalho Filho, agilidade na aprovação de projetos que tramitam naquele órgão.

Galdino explica que o Tocantins dispõe de vários projetos de saneamento (água e esgoto) aguardando por aprovação junto Funasa. No caso específico de projetos de saneamento o governo pleiteia junto a Funasa recursos na ordem de 308 milhões que vão beneficiar oito municípios com expansão dos serviços de água e 54 com implantação de esgoto sanitário.  Galdino ressalta que tramitam ainda junto a Funasa o pedido do governo do Tocantins para a implantação de módulos sanitários em comunidades da zona rural, sistemas de abastecimento de água coletivo nos assentamentos da Reforma Agrária, projetos de drenagem e o projeto Educasanear, voltado para a educação em saneamento.

Antes do compromisso na Funasa, acompanhando o governador Siqueira Campos, o presidente mantém audiência com o Ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho, para tratar dos últimos detalhes do programa Tocantins Sem Sede que está em fase de licitação e tem previsão de iniciar as obras ainda em maio. O projeto prevê o investimento de R$ 80, 4 milhões que serão aplicados na instalação de 11.350 cisternas com captação de água das chuvas e 135 barragens na região sudeste, além de 25 poços artesianos na região centro - norte do Estado. O encontro está agendado para às 14h30. (Ascom ATS)