Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Ises Oliveira

Foto: Ises Oliveira

O presidente da Assembleia Legislativa do Tocantins, deputado Sandoval Cardoso (PSD), acompanhou o lançamento do cadastramento biométrico do eleitorado de Palmas na manhã desta terça-feira, dia 16, no Cartório Eleitoral da capital. O representante do Legislativo estadual enalteceu a Justiça Eleitoral por ser “uma das instituições que mais inspiram confiança no Brasil”.

“O sistema eleitoral brasileiro é exemplo para o mundo, e a implantação do sistema biométrico consolida de vez sua confiabilidade e o direito de os brasileiros, os tocantinenses e, agora em especial, os palmenses terem a garantia de eleições cada vez mais seguras”, afirmou Sandoval Cardoso.

Após fazer um histórico da evolução da Justiça Eleitoral em Palmas, o presidente do TRE do Tocantins, desembargador Marco Antony Vilas Boas, disse que a confiança do eleitor no sistema na capital já atinge o índice de 92,5%, segundo pesquisa. “Quando se trata de segurança e rapidez nos resultados das eleições, nenhum sistema eleitoral no mundo é tão bom quanto o nosso”, sentenciou.

Para a revisão, o eleitor deve levar um documento de identificação oficial com foto e comprovante de endereço. Documentos de habilitação e o novo modelo de passaporte não serão aceitos. O atendimento ao eleitorado será realizado das 12 às 19 horas, no Cartório Eleitoral de Palmas, localizado na quadra 104 sul, Avenida LO-01, nº 10. Essa etapa de regularização segue até abril de 2014 e deverão ser recadastrados cerca de 150 mil eleitores.

Ao término da cerimônia, as autoridades passaram pelos guichês do cartório eleitoral para se recadastrar no novo sistema. A solenidade contou com a presença do vice-governador João Oliveira (PSD), do prefeito de Palmas, Carlos Amastha (PP), do presidente da OAB – seccional Tocantins, Epitácio Brandão Lopes, entre outras autoridades do Judiciário estadual. (Dicom AL)