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Polí­tica

Atendendo ao convite do presidente da Câmara de Palmas, Major Negreiros, o diretor-presidente da Foz|Saneatins, Mário Amaro, expôs na manhã de quarta, dia 17, aos vereadores de Palmas os resultados da empresa em 2012 e as metas de investimentos até 2016. Até lá, R$ 240 milhões serão aplicados na expansão e qualificação dos serviços prestados na capital.

O diretor-presidente também respondeu aos questionamentos dos vereadores sobre diversos temas, como questões contratuais, mudança do controlador privado e repasse à Fundação Cultural de Palmas. “O diálogo aberto com a Câmara Municipal é extremamente importante e o maior beneficiado por esse debate é a população de. Sugiro que essa agenda seja mais frequente, pois o encontro foi muito positivo”, disse Mário Amaro.

Dos R$ 240 milhões que serão investidos pela Foz|Saneatins, R$ 142 milhões serão destinados à construção de estações elevatórias e de novas Estações de Tratamento de Esgoto, além da expansão das ETEs já existentes e na implantação de coletores tronco e redes coletoras.

Mário Amaro aproveitou o encontro para anunciar a proximidade da inauguração da ETE Vila União, a maior Estação de Tratamento de Esgoto do Estado e com previsão para início da operação ainda no final de maio. Hoje, 52% de Palmas é atendida com coleta e tratamento de esgoto. Em três anos, esse índice subirá a 80%.

Já o sistema de tratamento e abastecimento de água receberá aproximadamente R$ 98 milhões dos investimentos direcionados à Palmas, o que permitirá a expansão da rede de abastecimento, além de melhorias na estrutura já existente, garantindo o fornecimento de água tratada para a totalidade do município. Desde o início da concessão, em 1999, foram investidos R$ 168 milhões no município.

Mário também destacou a aceitação da população dos serviços de água e esgoto prestados. Em pesquisa que também avaliou a satisfação do consumidor (realizada pelo Núcleo de Economia Aplicada da UFT em março de 2013 com 1.103 entrevistados em 10 municípios do estado), os resultados apresentaram que o índice de satisfação com os serviços em Palmas supera os 89%. Mas para Mário Amaro o mais importante é o dado que 11% dos clientes estão insatisfeitos. “Aí é que deve estar o maior foco do nosso trabalho e estão as grandes oportunidades de melhoria”, pontuou.