Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Joatan Silva

Na manhã desta quinta-feira, dia 18, representantes da Seagro – Secretaria da Agricultura, da Pecuária e do Desenvolvimento Agrário e da Unitins – Fundação Universidade do Tocantins - reuniram-se para discutir a ampliação da área de pesquisa agropecuária e incorporação da área atual da instituição no Centro Agrotecnológico de Palmas. O encontro ocorreu na sede da Unitins, em Palmas, e na ocasião também foram discutidas as atividades a serem apresentadas durante a Agrotins 2013 – Feira de Tecnologia Agropecuária.

O pró-reitor de Pesquisa e Pós Graduação da Unitins, Joseano Carvalho Dourado, apresentou o plano de ocupação e a solicitação do aumento de área, de 24 hectares, a ser incorporada na área atual, que é 27, totalizando 51 hectares. Dourado solicitou ainda, a disponibilidade, cedida através de cessão de uso, de um pivô para a irrigação dos projetos experimentais.

O secretário executivo da Seagro, Ruiter Padua, afirmou que a Universidade deve fazer a medição para demarcar a área e apresentar a proposta junto à Secretaria da Agricultura, o Termo de Cessão de Uso, tanto para ampliação da área quanto do uso do pivô. Também ficou acertado que a Universidade fará uso, após a Agrotins, das áreas de várzeas, para experimentos e cultivo de grãos. “Esta é a finalidade do Centro, realizar pesquisas e disponibilizar os resultados para o desenvolvimento de uma agricultura sustentável no Estado”, argumentou Padua.

Agrotins

A 13ª edição da Agrotins será realizada de 7 a 11 de maio. Em todas as edições, estudantes e produtores trocam experiências e conhecem tecnologias aplicadas na agropecuária, desenvolvidas pela Unitins Agro. Para este ano, a Fundação está preparando a inclusão de uma trilha educativa integrada: uma atividade voltada à promoção de ações educativas visando à sensibilização do público na Agrotins, na perspectiva da sustentabilidade. “Cada estação haverá estudantes apresentando os experimentos, da Unitins, Seagro e Embrapa, que são desenvolvidos no Centro Agrotecnológico”, explicou o pró-reitor, Joseano Dourado.

A capacitação técnica dos estudantes do curso de Engenharia Agronômica será feita por técnicos das áreas de experimentos da Seagro, no dia 30 de abril, às 14 horas, no Auditório da Unitins. Posteriormente, dia 02 de maio, será feita a visita dos estudantes e técnicos na Agrotins, para a capacitação prática.

Projeto Gurita

Também foi discutida a parceria de pesquisa de experimentos de alho, cebola e batatinha, da Unitins com a Nova União Empreendimento Ltda, no projeto de Irrigação Gurita, no município de Itapiratins, a 280 km de Palmas, região Nordeste do Estado. A reunião será agendada após a Agrotins. A área de 203,85 hectares irrigados será utilizada para a produção de uva. Na área de sequeiro de 427 hectares, a empresa irá instalar experimentos de alho, cebola e batatinha. Até a definição da exploração permanente, a empresa irá produzir soja e milho safrinha.

Equipe

A equipe de discussão foi composta pelo secretário executivo da Seagro, Ruiter Padua, do assessor executivo de Desenvolvimento Tecnológico, Fernando Garcia, do pró-reitor de Pesquisa e Pós Graduação da Unitins, Joseano Carvalho Dourado, pelo diretor de Pesquisa Agropecuária da Unitins Agro, Expedito Alves Cardoso e o coordenador de Obras e Serviços da Unitins, Adonias Soares de Brito Junior. (Ascom Seagro)