Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A solenidade de colação de grau da primeira turma de Licenciatura em Artes Visuais no Tocantins  acontece às 20h desta sexta-feira, 19, no auditório do Colégio Militar em Palmas e vai contar com a presença da secretária pedagógica do curso de Artes visuais, Profª Iara Barreira Borges, que vai representar o reitor da UnB Ivan Marques de Toledo Camargo e do assessor técnico da Sedecti – Secretaria do Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação, Wilmar Rodrigues Santiago, representando o titular da pasta, Paulo Massuia. 

O curso visa promover a formação superior de docentes que atuarão no ensino da arte no contexto da Educação Básica. As aulas são ministradas pela internet através da plataforma moodle, um ambiente virtual de aprendizagem desenvolvido e gerenciado pelo MEC – Ministério da Educação.  Os novos arte-educadores também tiveram aulas presenciais uma vez por mês no polo. Eles aprenderam sobre estética, história da arte e como fazer intervenções em esculturas e obras de artes.

Para a pedagoga, Leony Alves da Silva, concluir um curso de licenciatura em artes visuais é um sonho que pôde ser realizado por meio da EaD – Educação a Distância. Em 2009 quando ainda morava no estado do Pernambuco, a pedagoga veio ao Tocantins participar de um curso de restauração de imagens sacras, ficou sabendo do vestibular para o curso de Artes Visuais a distância ofertado pela UnB – Universidade Federal de Brasília por meio da UAB – Universidade Aberta do Brasil, fez sua inscrição, foi aprovada e resolveu ficar no Estado.

Hoje, quatro anos depois, Silva que já atua como arte-educadora, faz parte da primeira turma de cinco formandos do curso de artes visuais da UnB/UAB – Polo de Palmas. Ela conta que apesar da experiência que ela já tinha em restauração de esculturas e como professora de artes, “o curso fez total diferença para mim, pois me forneceu uma matriz teórica, que enquanto pedagoga eu não tinha. E esse conhecimento me abriu um leque de oportunidades e ferramentas na minha formação”, relata.

Outros cursos

A Universidade Federal de Brasília também oferta os cursos de licenciatura em teatro e geografia, no polo de Palmas e de música e educação física no polo de Porto Nacional. No dia 27 desse mês será vez da primeira turma do curso de licenciatura em música colar grau em Porto Nacional. Já o curso de teatro deve formar a sua primeira turma no inicio do próximo semestre.

A previsão para o vestibular 2013 para artes visuais é para o segundo semestre deste ano.

UAB

No Tocantins a UAB - Universidade Aberta do Brasil é desenvolvida pela Secretaria do Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação em parceria com a CAPES – Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior do MEC, universidades publicas e as prefeituras dos municípios onde funcionam os polos de EaD. O Tocantins conta com 21 polos de Educação a Distância onde são ofertados cursos de graduação e pós-graduação.(Ascom Sec. Desenv. Econômico)