Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Palmas

Foto: Valério Zelaya

Foto: Valério Zelaya

Durante evento do Programa Agenda Cidadã, do Tribunal de Contas do Estado (TCE), o prefeito de Palmas, Carlos Amastha, assinou convênio com o Tribunal, através do qual o município irá receber laboratório de informática com 30 computadores, mesas e nobreaks. O evento aconteceu no auditório do TCE, na manhã desta terça-feira, 23.

Os computadores serão instalados no Shopping da Cidadania, em Taquaralto, região Sul da Capital, e devem auxiliar nas ações de inclusão digital da população carente.

O presidente do TCE, Wagner Praxedes, ressaltou a importância da parceria. “Os gestores podem promover cursos como a formação de agentes públicos, além dos que o TCE sempre oferece”, explicou.

Na ocasião, Amastha destacou os benefícios que serão oferecidos aos moradores da Região Sul.  “Mais que a inclusão digital, queremos a capacitação e o conhecimento dos usuários. Os laboratórios vêm colaborar com a região mais populosa de Palmas”, ressaltou Amastha.

Agenda Cidadã

O Programa Agenda Cidadã é desenvolvido pelo TCE e vem sendo realizado de 2007, com o objetivo de melhorar o controle de gestão dos recursos públicos e propiciar o uso produtivo dos meios e instrumentos tecnológicos para o exercício da cidadania.

Segundo o prefeito, a educação é o meio mais seguro para conscientização e bom uso dos recursos públicos. “Só existem duas maneiras de errar, por ignorância ou má fé. A ignorância que me refiro é a falta de conhecimento, por isso é preciso antes a educação e depois a punição”, afirmou.

Os municípios de Araguaína, Araguatins e Guaraí já sediaram o programa. Depois de Palmas, receberão o programa as cidades de Dianopólis e Gurupi.

Regional Palmas

Foram convidados a participar do evento os seguintes municípios: Aparecida do Rio Negro, Barrolândia, Chapada de Areia, Lajeado, Miracema do Tocantins, Monte Santo do Tocantins, Palmas, Paraíso do Tocantins, Pugmil e Santa Tereza do Tocantins. (Com informações do sitedo TCE)