Com o objetivo de traçar estratégias para a promoção
internacional das festas de São João durante os eventos esportivos que o Brasil
irá sediar nos próximos anos, a Embratur, em conjunto com os ministérios do
Turismo e Cultura, reuniu, nesta última segunda-feira, 22, secretários estaduais e
municipais de Turismo de municípios das regiões Norte e Nordeste que possuem
tradição na realização dessas festividades. Palmas foi representada pelo
presidente da Agência de Turismo, Cristiano Rodrigues.
Durante o encontro foram colhidas sugestões dos participantes para a elaboração
do plano de trabalho para a promoção turística internacional durante os anos de
2013 e 2014, com foco das festas juninas no cenário internacional como produto
turístico do Brasil. As estratégias englobam ações de comunicação, como a
promoção da viagem de jornalistas internacionais durante os festejos (já a partir
deste ano), a inclusão dos eventos no calendário de ações da Embratur, além de
campanhas de publicidade.
Potencialidades
A iniciativa foi avaliada de forma positiva pelo presidente
da Agência de Turismo de Palmas, Cristiano Rodrigues. "O Brasil tem que
aproveitar ao máximo os eventos mundiais que irão ocorrer nos próximos anos
para divulgar nossas potencialidades, belezas naturais e manifestações
culturais”, disse. “No que diz respeito ao projeto, vai ser uma ótima
oportunidade para divulgarmos o Arraiá da Capital,
principalmente se levarmos em conta que estamos a um hora de voo de Brasília,
uma das sedes da Copa do Mundo”, completou.
O presidente da Embratur, Flavio Dino, ressaltou que é preciso agregar os
festejos juninos ao calendário nacional. “Esses são nossos objetivos para
garantir a internacionalização desse evento, que marca a identidade nacional e
a diversidade brasileira como traços distintos e únicos no mundo”, afirmou. (Com
informações do Ministério do Turismo)