Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Turismo & Lazer

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Com o objetivo de traçar estratégias para a promoção internacional das festas de São João durante os eventos esportivos que o Brasil irá sediar nos próximos anos, a Embratur, em conjunto com os ministérios do Turismo e Cultura, reuniu, nesta última segunda-feira, 22, secretários estaduais e municipais de Turismo de municípios das regiões Norte e Nordeste que possuem tradição na realização dessas festividades. Palmas foi representada pelo presidente da Agência de Turismo, Cristiano Rodrigues.

Durante o encontro foram colhidas sugestões dos participantes para a elaboração do plano de trabalho para a promoção turística internacional durante os anos de 2013 e 2014, com foco das festas juninas no cenário internacional como produto turístico do Brasil. As estratégias englobam ações de comunicação, como a promoção da viagem de jornalistas internacionais durante os festejos (já a partir deste ano), a inclusão dos eventos no calendário de ações da Embratur, além de campanhas de publicidade.

Potencialidades

A iniciativa foi avaliada de forma positiva pelo presidente da Agência de Turismo de Palmas, Cristiano Rodrigues. "O Brasil tem que aproveitar ao máximo os eventos mundiais que irão ocorrer nos próximos anos para divulgar nossas potencialidades, belezas naturais e manifestações culturais”, disse. “No que diz respeito ao projeto, vai ser uma ótima oportunidade para divulgarmos o Arraiá da Capital, principalmente se levarmos em conta que estamos a um hora de voo de Brasília, uma das sedes da Copa do Mundo”, completou.

O presidente da Embratur, Flavio Dino, ressaltou que é preciso agregar os festejos juninos ao calendário nacional. “Esses são nossos objetivos para garantir a internacionalização desse evento, que marca a identidade nacional e a diversidade brasileira como traços distintos e únicos no mundo”, afirmou. (Com informações do Ministério do Turismo)