Com um ano de atuação, a Delegacia virtual, ligada à Secretaria de Estado da Segurança Pública, registra crescimento no número de atendimentos, nos primeiros quatro meses do ano, em comparação com 2012. De acordo com o diretor de Polícia da Capital, o delegado Hélio Lima, o aumento no número de acessos reflete o maior conhecimento e a confiança da população no sistema digital de registro de ocorrência do Governo do Estado.
O sistema visa o registro de ocorrências simples, que não demandam, necessariamente, investigação criminal como a perda de documentos, por exemplo. “Nesses casos, em vez de a pessoa procurar a Delegacia para registrar a ocorrência, basta acessar o sistema e efetuar a denúncia”, explica o delegado.
O link para acesso à Delegacia Virtual está disponível no site da SSP ( http://www.ssp.to.gov.br ) e pode receber demandas da população de todo o Tocantins. O delegado lembra, ainda, que outros estados também estão adotando o sistema digital da Polícia e destaca as facilidades. “A pessoa entra no site da SSP, acessa o link da Delegacia Virtual e vai seguindo os passos”, explicou.
Desde sua implantação, em abril do ano passado, a Delegacia Virtual já registrou cerca de 9 mil ocorrências. De abril a dezembro de 2012, foram quase 6 mil ocorrências, enquanto nos quatro primeiros meses de 2013, foram cerca de 3 mil, conforme dados da Segurança Pública.
Denúncias encaminhadas
Além de ocorrências mais simples, o delegado da SSP explicou que a população poderá, através de link específico, denunciar anonimamente (caso queira) crimes de origem mais grave, como roubo e agressão. Desta forma, a denúncia será registrada no sistema digital e, após análise do delegado, será encaminhada à delegacia competente na localidade mais próxima à ocorrência. “Temos uma porta para denúncias. A gente faz a validação da ocorrência e encaminha para a delegacia especializada”, completou, informando que todo o andamento poderá ser acompanhado pelo denunciante através de endereço eletrônico.
Atualmente, o diretor de Polícia da Capital é o único responsável pela liberação das ocorrências registradas na Delegacia Virtual. A meta, de acordo com ele, é ampliar o número de delegados para analisar e direcionar as ocorrências. (ATN)