Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Palmas

Foto: Divulgação

O prefeito de Palmas, Carlos Amastha almoçou nesta sexta-feira, 26 com o ator de Hollywood e ex-governador da Califórnia, Arnold Schwarzenegger no Rio de Janeiro quando o gestor apresentou um projeto de parceria entre a Organização Não governamental R20 (Rede de Regiões para a Ação Climática), fundada pelo ator e a capital Palmas. “Conversei com ele e ele foi muito receptivo à ideia”, frisou Amastha ao Conexão Tocantins no final da tarde.

O ator está no Rio desde a manhã dessa quinta-feira (25) e participa de uma série de eventos no Brasil. Já o prefeito participa neste sábado, 27, às 19 horas, do primeiro jogo teste de futebol no Estádio Mário Filho (Maracanã) a convite do governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral.

A ideia é desenvolver projetos de desenvolvimento sustentável na capital tanto na área de reciclagem como outras formas de sustentabilidade. O prefeito informou ainda que nos próximos dias uma equipe de Schwarzenegger virá à Palmas para organizar uma agenda que pode culminar na vinda do ator para selar a parceria.

Amastha propôs que um projeto desenvolvido em parceria na capital poderá ser um marco para o Brasil. “Temos muitas coisas em comum, ele foi o primeiro estrangeiro a governar um Estado americano e eu o primeiro a ser prefeito de uma capital brasileira”, disse.

Nesta agenda no Brasil o grupo R20 entregou o  “Estudo de Viabilidade de Iluminação Pública da Cidade do Rio de Janeiro” com a Tecnologia LED que foi elaborado em parceria com a secretaria de Conservação e a Rio Luz. O Estado do Rio também recebeu o certificado de membro do R20.

A ONG

A ONG fundada por Schwarzenegger tem por objetivo desenvolver e implementar projetos focados no desenvolvimento sustentável, com o incentivo à economia de baixo carbono e de combate às mudanças climáticas. Dentre as iniciativas da R20, estão a identificação das melhores tecnologias e políticas públicas e a facilitação de financiamento dos projetos de baixo carbono, além do compartilhamento de boas práticas em programas e projetos climáticos.