Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Esportes

Foto: Manoel Lima

As etapas regionais dos Jogos Estudantis do Tocantins (Jets) em Gurupi e Pedro Afonso já têm os vencedores das modalidades individuais de xadrez, tênis de mesa, vôlei de praia e atletismo. Os jogos começaram no último dia 24 e seguem até o próximo domingo 28 nas duas regionais e em Porto Nacional. 

Em Gurupi, os estreantes se destacaram em muitas modalidades. O primeiro lugar na prova de 400m rasos feminino ficou com a estudante Everlane Silva dos Santos, do Colégio Estadual de Alvorada. “Não imaginava que iria me identificar com o atletismo. Fico muito feliz por correr a primeira vez e já ganhar o primeiro lugar”, conta a estudante.

Tharles de Souza, aluno da Escola Estadual Custódio Ribeiro da Silva, de Gurupi, registrou a melhor marca nos 800m masculino. “Foi muito bom ganhar essa prova. Eu sempre corria muito no futsal e a professora me convidou para o atletismo. Estou satisfeito com a primeira medalha e quero ganhar outras”, planeja o atleta.  

No xadrez feminino, Maria Antônia, do Colégio Estadual Alair Sena, de Figueirópolis, já estreou no tabuleiro como a melhor colocada. “Foi uma surpresa ótima. Agora, vou continuar treinando para conseguir um bom resultado na estadual”, conta. 

Pedro Afonso

Na regional de Pedro Afonso, cerca de 330 atletas participam das competições. Eles são estudantes das escolas de Recursolândia, Tupirama, Itacajá, Bom Jesus do Tocantins, Santa Maria, Centenário e da sede, Pedro Afonso. 

Se em Gurupi, os principiantes tiveram a sorte grande, em Pedro Afonso, a experiência foi fundamental para que Fernando Henrique Marins conseguisse a medalha de ouro nos 100m e 200m rasos de 15 a 17 anos. Ele, que representou o Tocantins, em 2011 e 2012, nas Olimpíadas Escolares, planeja se tornar um atleta profissional. “Comecei nos Jets, participei da etapa Nacional, e quem sabe um dia eu seja um Usain Bolt do Tocantins”, sonha alto. O atleta jamaicano Bolt é considerado como o maior velocista de todos os tempos.

Os atletas do Colégio Cristo Rei conquistaram os primeiros lugares em 6 das 10 provas disputadas nas modalidades individuais, que aconteceram nesta sexta-feira (26). (Ascom Seduc)