Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Márcio Vieira Governador Siqueira Campos no momento da inauguração do asfalto na TO-130: “O asfalto liberta e tira o homem do isolamento”, disse Governador Siqueira Campos no momento da inauguração do asfalto na TO-130: “O asfalto liberta e tira o homem do isolamento”, disse

Durante a inauguração de um trecho da rodovia TO-030, na manhã desta sexta-feira, 26, o governador do Estado do Tocantins, Siqueira Campos, respondeu em entrevista exclusiva ao Conexão Tocantins às declarações e críticas de alguns deputados estaduais feitas durante o Parlamento Popular, que terminou ontem, em Araguatins. “Eu recebo toda e qualquer crítica como uma forma de contribuição, para que a gente esteja sempre advertido de que há coisas que às vezes a gente merece ou não merece. Isso é da democracia, Eu não posso me insurgir contra nada desse tipo. Aqueles que possam fazer alguma coisa, injusta e incorreta Deus e a população estão vendo. Eles vão ser julgados pelas ruas e por Deus. Eu não me incomodo com isso. Todo mundo pode falar o que quiser. Nós vivemos em um Estado dos mais democráticos do Brasil. Sabe que esse foi o único Estado criado por uma Assembleia nacional constituinte. Eu lutei nesse Estado por 18 anos e tive problema seríssimos, mas estamos aqui vitoriosos. Por toda e qualquer frente, dado que nada pesa em nosso governo, nada pesa no meu cumprimento. A gente vai continuar trabalhando e enfrentando tudo o que for necessário”, afirmou o governador.

Ainda sobre a declaração do deputado José Augusto Pugliese (PMDB), que durante o Parlamento Popular, em Araguatins, declarou que a cúpula do partido faria oposição ao governo na Assembleia Legislativa, Siqueira disse ao Conexão Tocantins que “uma declaração forte assim, ele dizendo a posição que ele vai tomar, tenho que respeitar, não tenho problema nenhum”, frisou. Segundo Pugliese, já se passaram dois anos e meio de governo e até agora só promessas e projetos sem execução. “O povo está de saco cheio. Não dá mais”, frisou o deputado na ocasião.

O governador ainda afirmou que o Estado está enfrentando dificuldades em manter os recursos porque o governo federal mudou o FPE (Fundo de Participação dos Estados). “Hoje temos dinheiro, mas em 2012, não. O governo passou o ano de 2011 e 2012 pagando dividas, sabe para quê, para restaurar a credibilidade do Estado. O governo do Estado perdeu mais de 30% da sua receita, o ano passado teve R$ 300 milhões. Hoje temos R$ 1 bilhão. Mesmo assim, temos obras para todo lado, ordens já foram dadas, foram duplicadas as frentes de trabalho, o governo está trabalhando”, afirmou ao Conexão Tocantins.

O governador salientou durante o seu discurso, na inauguração, a “crise de recursos”, que o Estado estaria enfrentando nesses últimos anos. Os três últimos dias da primeira edição do Parlamento Popular, o Conexão Tocantins ouviu reclamações de alguns prefeitos e vereadores da região do Bico do Papagaio. A principal reclamação é justamente a falta de recursos investidos na região. Como a falta de infraestrutura, saúde, a malha rodoviária.

Siqueira ainda fez uma avaliação do seu governo, respondendo às criticas feitas por alguns deputados, durante o Parlamento Popular, em Araguatins. “Estou feliz com a avaliação do meu governo, com o apoio popular, as manifestações populares o que está me preocupando é a falta de recursos dessa política federal, que retiram dinheiro sem nos consultar, da nossa receita normal, não falta nada dentro daquilo. Diminuiu a receita. A oposição exerce seu papel, eu não estou nem aí, não de verdade, eles estão no seu direito. Vamos trabalhar”, frisou.

As obras

O governador Siqueira Campos (PSDB), acompanhado do secretario de relações institucionais, Eduardo Siqueira Campos, e uma comitiva formada por secretários de Estado, deputados, assessores e autoridades, inauguraram na manhã desta sexta-feira, a pavimentação de 54 km do trecho que liga os municípios de Ponte Alta do Tocantins a Pindorama.

Os 54 km do trecho da pavimentação entregues hoje pelo governador, na TO-030, foi uma ordem de serviço feita ainda durante o mandato do ex-governador Marcelo Miranda (PMDB), em 2009, segundo a Agência de Máquimas e Transportes do Estado do Tocantins (Agetrans), e que se iniciaram em 2010, no mandato do também peemidebista e ex-governador, Carlos Gaguim.