Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Palmas

A Prefeitura de Palmas, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Sedes), prorrogou até o dia 7 de maio as inscrições para o Projovem Adolescente. A medida é uma forma de atender os adolescentes que não tiveram a oportunidade ou tempo de fazer suas inscrições. O cadastro pode ser feito nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras), mais próximo da residência do interessado, no horário das 8 às 18 horas.

Para efetuar a inscrição, o jovem deverá ter idade entre 15 a 17 anos, estar inserido no CadÚnico, ser  beneficiário do programa do Bolsa Família, além de portar os seguintes documentos: RG, CPF, Certidão de Nascimento, Número de Inscrição do CadÚnico e comprovante de endereço, como também estar acompanhado pelo responsável.

Projovem Adolescente 

O Projovem Adolescente tem como foco o fortalecimento da convivência familiar e comunitária, o retorno dos adolescentes à escola e sua permanência no sistema de ensino, além de possibilitar o desenvolvimento de habilidades gerais, tais como a capacidade comunicativa, e a inclusão digital. O Programa também auxilia o jovem para a escolha profissional consciente. Isso é feito por meio do desenvolvimento de atividades que estimulam a convivência social, a participação cidadã e uma formação geral para o mundo do trabalho.

O público-alvo constitui-se em sua maioria de jovens, cujas famílias sejam beneficiárias do Bolsa Família, estendendo-se, ainda, aos jovens em situação de risco pessoal e social, encaminhados pelos serviços de Proteção Social Especial do Sistema Único da Assistência Social (Suas) ou pelos órgãos do Sistema de Garantia dos Direitos da Criança e do Adolescente.

Os jovens são organizados em grupos, denominados coletivos, compostos por, no mínimo 15 e no máximo 30 jovens, com funcionamento pela manhã e tarde. O coletivo é acompanhado por um profissional capacitado para realizar os encontros e oficinas com o grupo de adolescentes.