Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A convite do presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), a deputada federal Nilmar Ruiz (PEN) agora faz parte da Comissão-Geral sobre a seca no Nordeste.

Durante a reunião na manhã desta quarta-feira (08/05), o presidente da Câmara afirmou que o Governo Federal destinou valores expressivos em 2010, por meio do Ministério da Integração, para o combate à seca na região, mas cortes na execução orçamentária e os contingenciamentos de recursos federais fizeram com que as verbas aprovadas tivessem uma aplicação totalmente insuficiente.

Um projeto tratado como solução para a seca no Nordeste é a transposição do rio São Francisco. Nilmar lembrou que o governador do Tocantins, Siqueira Campos, vem há anos trabalhando pela a transposição das águas do São Francisco. Inclusive este é assunto da Agrotins 2013, aberta oficialmente nesta quarta-feira pela manhã. “Essa obra com certeza será fundamental para levar água de qualidade para a população, para o produtor rural e setores produtivos, melhorando a condição de vida do povo e desenvolvendo ainda mais a região”, comentou Nilmar.

“O Tocantins vem se preparando para ser um grande centro de distribuição e de produção de bens pela sua posição geográfica, a facilidade da intermodalidade de transportes, e isso vem se consolidando a cada dia, pela produção de grãos, com os projetos de mineração e com fontes de energia renováveis. O acesso à água vai garantir o crescimento dos estados nordestinos. Reduzirá as desigualdades regionais, fará com que se desloque o desenvolvimento das regiões Sul e Sudeste para o Norte e o Nordeste do país. Dessa forma beneficiando diretamente o Tocantins”, avalia Nilmar.