Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Divulgação

Fiscais da Vigilância Sanitária (Visa) de Palmas iniciaram fiscalização de quiosques da Praia das Arnos, na manhã desta quinta-feira, 9 de maio. O objetivo da fiscalização é averiguar as condições de produção de alimentos após as recomendações e capacitações oferecidas aos comerciantes

Três quiosques foram parcialmente interditados para a manipulação e venda de alimentos, permanecendo liberada a comercialização de alimentos industrializados e bebidas.

Segundo a chefe da Divisão de Alimentos, Gizella Diniz, foram identificados nos locais vistoriados condições insatisfatórias na estrutura física das cozinhas e na área de preparação de alimentos.

"O maior problema aqui é a falta de higiene para a manipulação de alimentos e a estrutura física, que prejudica a atividade. Por onde passamos encontramos produtos sem embalagem e procedência reconhecida, que acabam sendo considerados clandestinos, como peixe e gelo em cubos, que é para o consumo humano", explica Gizella.

Interdições parciais

Outros problemas identificados nos quiosques vistoriados estão no risco de contaminação encontrado nos locais, que, além da atividade comercial, servem de moradia para muitos dos responsáveis, explica o gerente da Visa, Glauco Armudi.

Os estabelecimentos parcialmente interditados terão, prazo mínimo de sete dias, de acordo o tipo de irregularidade encontrada, para realizar limpeza e adequações exigidas pela fiscalização para retornar por completo suas atividades, explica o assessor jurídico da Visa/Palmas, Jones de Sena.

Denúncias

A população pode denunciar à Visa estabelecimentos comerciais que estejam em condições inadequadas de produção e comercialização de alimentos pelo telefone: 0800-030-1515.

"Temos recebido denúncias da população sobre alimentos comercializados com corpo estranho dentro ou que estão provocando vômitos e diarreia e, a partir delas, vamos levar a fiscalização para toda a cidade", reforça.