Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­cia

Foto: Divulgação

Balanço parcial da operação PC 27 da Polícia Civil do Tocantins deflagrada nessa quinta-feira, 9, resultou na prisão de 44 pessoas e apreensão de mais de R$ 11 mil em dinheiro, veículos, drogas e armas. A ação, em alusão aos 205º aniversário da Polícia Civil brasileira e nos 25 anos da PC tocantinense comemorados nesta sexta-feira, 10, visa intensificar o trabalho de combate ao crime, reforçar a proteção ao patrimônio e população do Estado do Tocantins.

Até o final da noite dessa quinta-feira, a operação resultou na prisão em flagrante de 20 pessoas. Outras 21 foram presas em cumprimento a mandados de prisão decretados pela Justiça. No decorrer dos trabalhos, também foram apreendidos em flagrante três menores de idade. Policiais apreenderam ainda R$ 11.110,00 em dinheiro, além de 7,5 quilos de drogas (sendo cinco quilos de maconha, dois quilos de crack, além de 0,500 gramas de cocaína pura). A PC também apreendeu dois veículos e duas armas de fogo, sendo uma de calibre curto e outra de calibre longo.

De acordo com o secretário da Segurança Pública do Tocantins, João Fonseca Coelho, toda a ação cumpre deliberações estabelecidas no planejamento estratégico de ações de segurança pública com foco na redução da criminalidade no Estado do Tocantins. “A PC 27 vem coroar um trabalho exitoso realizado pela Polícia e, que tem produzido resultados muito satisfatórios na desarticulação de organizações criminosas, apreensão de grande quantidade de drogas, armas, munições e prisão de inúmeros acusados por crimes diversos”, frisou o secretário.

O balanço final da operação será divulgado nesta sexta-feira.

Ação da PC

Todo o efetivo policial civil do Estado, com exceção do pessoal administrativo, foi mobilizado a fim de dar cumprimento a mandados de prisão de foragidos da Justiça. Também foram cumpridos vários mandados de busca e apreensão em comércios e residências, com o objetivo de localizar armas, drogas e demais produtos de origem criminosa.

As ações da Polícia Civil do Tocantins foram coordenadas pelo delegado-chefe da PC, José de Eliú de Andrada Jurubeba, com auxílio de toda a cúpula da instituição. “A operação PC 27, desencadeada nesta quinta-feira, é parte de um grande esforço que vem sendo empreendido pela Polícia Civil tocantinense há mais de dois anos, no sentido de coibir ações delituosas e, sobretudo proteger a vida e transmitir mais segurança a população de todo o Estado”, afirmou o delegado.

Para o secretário João Coelho, ao comemorar 25 anos, a PC tocantinense tem orgulho e enorme satisfação pelas conquistas já alcançadas “e de ser uma instituição que sempre pautou sua conduta na ética, comprometimento e responsabilidade que sempre nortearam o caminho dos homens e mulheres que atuam na instituição”. “No alvorecer dos seus 25 anos, a Polícia Civil tocantinense encontra-se preparada e capacitada para enfrentar os desafios dos anos vindouros com força, coragem e extrema dedicação no cumprimento e na defesa da lei”, finalizou João Coelho.