Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Simara Cavalcante

Foto: Simara Cavalcante

A Agência de Defesa Agropecuária do Tocantins – Adapec, por meio da diretoria de Educação Sanitária, promove entre os dias 15 e 17 de maio, na sede da Cooperativa Agroindustrial de Pedro Afonso – COAPA, uma reunião técnica com fiscais agropecuários do órgão, que trabalham nas barreiras fixas e volantes na regional.

Segundo a diretora de Educação Sanitária, Leila Cristina Goulart Damacena Pessoa, o objetivo desta reunião é a padronização da equipe técnica que compõem as barreiras fixas e volantes. “Na reunião serão discutidas e esclarecidas questões relacionadas ao trânsito e fiscalização vegetal e animal, bem como seus produtos e subprodutos,” disse a diretora.

O sistema de defesa agropecuária no Tocantins é reforçado com 30 barreiras fixas, 18 volantes e 10 fluviais. Estas barreiras são fundamentais para o controle do trânsito animal e vegetal. São os fiscais destas barreiras que fazem fiscalizações para evitar que animais, vegetais e produtos e sobprodutos sem origem entre no Estado e coloquem em risco a sanidade tocantinense.

Leila Cristina explicou que este reunião com os fiscais agropecuário das barreiras acontecerá em todas as regionais, sem prejuízos dos serviços prestados por estes profissionais.

As palestras serão proferidas por servidores da Adapec, entre eles: os inspetores agropecuários Marley Camilo de Oliveira, Francisco Pereira Ramos e Marne Noleto Sales, o fiscal agropecuário Ronivon Martins Fonseca, o assessor jurídico, Francisco de Assis Filho, Claúdia Costa Sousa Martins, representante do Recursos Humanos, o delegado Regional de Pedro Afonso, José Pereira Veloso e a supervisora Técnica da Área Animal da Regional, Railda Marques Lima.

Confira a programação:

Dia 15/05 – Manhã – Abertura oficial e informações sobre Trânsito vegetal, documentação e certificação;

Dia 15/05 – Tarde – Relatórios técnicos com a Delegacia Regional de Pedro Afonso;

Dia 16/05 – Trânsito animal, produtos e subprodutos;

Dia 17/05 – Informações sobre legislação e recursos humanos.