Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Palmas

Violência e abuso contra crianças e adolescentes estão no alvo de uma grande mobilização que a Prefeitura de Palmas prepara nesta sexta-feira 17, em Taquaralto.  O ponto de saída para caminhada será realizado na Avenida Tocantins, próximo ao Ginásio Ayrton Senna, a partir das 8h30, onde será feita uma  blitz educativa com distribuição de panfletos.

Toda mobilização foi programada com a intenção de estimular e encorajar as pessoas a denunciarem e revelarem situações de violência sexual. Criando assim, possibilidades e incentivos para implantação e implementação de ações de políticas públicas capazes de combater a impunidade e de proteger as crianças e adolescentes, conforme estabelece o Plano Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual contra a Criança e o Adolescente.

De acordo com a diretora de Proteção Social Especial, Telma Correia de Oliveira, dados estatísticos do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), em 2012, registraram 71 casos de abuso e exploração, já em 2013 foram feitas 163 denúncias, sendo que 51 casos de abusos e exploração sexual foram confirmados. E ainda, a maior parte desses abusos foi de procedência intrafamiliar. “Os números dessas violações são alarmantes, precisamos de uma sociedade mais atuante e por este motivo estamos organizando uma mobilização envolvendo toda população palmense,” destacou.  

O dia Nacional de Combate

A data para a luta foi instituída pela Lei Federal Nº. 9970/00, e foi escolhida porque em 18 de maio de 1973, em Vitória -ES, um crime bárbaro chocou todo o País, ficando conhecido como o “Crime Araceli” - nome de uma menina de apenas 08 anos de idade, que foi raptada, drogada, estuprada, desconfigurada com ácido, morta e carbonizada por jovens de classe média alta daquela cidade. Esse crime, apesar de sua natureza hedionda, prescreveu.