Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

O Hospital e Maternidade Dona Regina realiza neste sábado, 18, o I Fórum Tocantinense sobre Violência Sexual e Aborto Previsto em Lei, no auditório do Quartel do Comando Geral - QCG da Policia Militar.

Durante o Fórum serão debatidos temas como atenção à pessoa em situação de violência sexual no âmbito jurídico e da segurança publica, atuação do Ministério Público no combate à violência sexual, o aborto previsto em lei, procedimentos e vivências.

Oficina

Nesta sexta-feira, 17, acontece a Oficina sobre Atenção Integral à Pessoa em Situação de Violência Sexual e Aborto Legal, no auditório do Dona Regina, ministrada pela médica ginecologista Zélia Campos, coordenadora do SAVIS/Manaus.

SAVIS

O Hospital Dona Regina dispõe do Serviço de Atenção Especializada às Pessoas em Situação de Violência Sexual – SAVIS, que conta com uma equipe multiprofissional de médicos, enfermeiros, psicólogos e assistentes socais que dão todo apoio e assistência a essas vitimas.

As mulheres que sofrem violência sexual imediatamente são medicadas (profilaxia) para evitar doenças, como HIV, e a gravidez indesejada. O acompanhamento a essas vitimas é de no mínimo seis meses. Se alguma mulher vitima de estupro ficar grávida, o hospital também assegura o aborto previsto em lei, que só pode ser realizado com até 20 meses de gestação.

O SAVIS também é referencia para violências contra homens e homossexuais, independente da faixa etária e do sexo.

Dados

Em 2012 o SAVIS do Hospital Dona Regina atendeu 83 vitimas de violência, 50 casos foram de menores de 1 á 14 anos, 17 casos de  14 á 18 anos, 11 casos de 19 á 30 anos  e quatro casos de 31 a 48 anos.

47 vitimas residem em Palmas e 36 em outros municípios, 19 mulheres ficaram grávidas e duas fizeram o aborto previsto em lei.

Vínculo com o agressor:

De todos os atendimentos 33 vitimas foram violentadas por conhecidos, 10 por desconhecidos, um foi o primo, um o irmão, 10 pelo namorado ou cônjuge, 8 padrasto dentre outros.