Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Ambiente

Foto: Divulgação
  • Na área existem sítios de pinturas rupestres

No ano em que Palmas festeja seus 24 anos de existência, o Tocantins comemora a criação de um dos grandes patrimônios naturais do Estado, o Parque Estadual do Lajeado - PEL, que em 2013 completa 12 anos, metade da trajetória da capital.

A comemoração acontecerá na próxima terça-feira, 21, na sede do parque, onde será inaugurado um viveiro com capacidade para 150 mil mudas e também celebrado o aniversário da Área de Preservação Ambiental do Lajeado, que ocorre no mesmo mês de criação do PEL.

O evento, que terá início às 8 h, contará com a participação do presidente do Instituto Natureza do Tocantins – Naturatins, Alexandre Tadeu Rodrigues e será destinado aos parceiros e integrantes dos Conselhos Consultivo e Deliberativo do parque e da APA. E ainda receberá em sua sede membros da imprensa e convidados locais.

O parque

Localizado a cerca de 25 km de Palmas, o PEL compõe o grupo das quatro Unidades de Conservação de Proteção Integral do Estado, que são geridas pelo Naturatins.

Criado através da Lei nº 1.224 de 2011, tem por finalidade proteger amostras dos ecossistemas da Serra do Lajeado, bem como assegurar a preservação de sua flora, fauna e demais recursos naturais, bem como coibir a expansão urbana nas encostas. Além disso, a unidade exerce importante função para a capital palmense: proteger os mananciais que abastecem a cidade.

 APA do Lajeado

Criada pela Lei nº 906 de 1997, a Área de Proteção Ambiental Serra do Lajeado se localiza nos contrafortes da Serra do Lajeado, do vale do Ribeirão Lajeado, e da Serra do Carmo, situada nos municípios de Palmas, Aparecida do Rio Negro, Tocantínia e Lajeado do Tocantins.

A área, além de garantir a conservação da fauna, da flora e do solo, tem como objetivo proteger a qualidade das águas e as vazões de mananciais da região, assegurando as condições de sobrevivência necessárias para a população das regiões circunvizinhas.