Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Esportes

Foto: Valério Zelaya

Foto: Valério Zelaya

Com manobras radicais e originalidade, skatistas de Palmas e cidades do interior do Tocantins e dos estados do Pará, Maranhão e Goiás participaram da primeira etapa do Circuito Tocantinense de Skate, realizado neste último domingo, 19, no Parque Cesamar. A programação contou com a parceria da Prefeitura de Palmas, por meio da Fundação de Esportes e Lazer (Fundesportes).

Mais de 60 competidores, entre crianças, jovens e adultos disputaram o circuito nas modalidades mirim, iniciante, amador e feminino. De acordo com o representante da Associação Cultural e Esportiva do Tocantins, Juscelino Júnior, o objetivo é difundir o skate não só como uma modalidade esportiva. "Nosso objetivo é mostrar que o skate é um movimento urbano, um esporte alternativo e que tem ganhado novos adeptos".

De acordo com o presidente da Fundesportes, Cleyton Alen, a gestão tem dialogado com os diversos segmentos esportivos. "Temos buscado contato com as entidades organizadas dos mais variados segmentos esportivos em Palmas, inclusive os movimentos alternativos, que não vinham recebendo atenção do poder público", disse. 

O presidente ainda enfatizou que, quanto ao skate, o prefeito Carlos Amastha já autorizou a reforma do Ginásio Ayrton Senna, que contará com uma pista para a prática do esporte. “Além disso, autorizou a reforma e a ampliação da pista do Parque Cesamar, que já está pequena para a demanda crescente".

Muitas famílias aproveitaram para prestigiar o evento, como Wicsley Alves, que levou a esposa e os filhos para acompanhar a disputa. "É muito boa a iniciativa, uma opção saudável onde podemos trazer nossos filhos e também aproveitar o parque, que é muito bonito e precisa ser mais aproveitado".

Para o competidor na categoria iniciante, David Sá, o circuito é uma oportunidade para a prática do esporte. "Comecei a praticar o esporte após participar de eventos como esse, por isso parabenizo a iniciativa, pois é uma oportunidade para mostrarmos o nosso talento e aprender também com os mais experientes".