Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Com mais de 30 mil pessoas e movimentação financeira de mais de R$ 6 milhões, a XXIV ExpoColmeia – Exposição Agropecuária de Colmeia encerrou neste último domingo, 19. Foram dez dias com uma vasta programação, incluindo shows musicais, rodeios, exposição de bovinos e equinos, cavalgada, torneios leiteiros, além da comercialização de animais, máquinas, veículos e implementos agrícolas, gerando 200 empregos diretos e mais de 600 indiretos. A feira faz parte do grupo de 42 eventos dos sindicatos rurais apoiados pelo Governo do Estado em 2013.

No sábado, 18, a cerimônia oficial de encerramento contou com a presença do secretário executivo da Seagro – Secretaria Estadual da Agricultura e Pecuária, Ruiter Padua, que explicou o motivo do incentivo para as feiras. “O objetivo geral é fomentar o desenvolvimento do setor agropecuário e a difusão de conhecimento para produtores e técnicos, de forma a assegurar a sustentabilidade socioeconômica”, disse, acrescentando que além de ser o maior evento realizado nos municípios do interior do Estado, possuem um impacto econômico positivo, porque atraem produtores de toda a região.

Representando o secretário das Relações Institucionais, Eduardo Siqueira Campos, o subsecretário Nelson Tolerezani ressaltou a relevância das festas agropecuárias. “Além de promover a integração familiar, movimenta a economia e com o apoio financeiro para a realização das feiras, fortalece ainda a presença do Governo do Estado e dos deputados que destinam recursos com as emendas parlamentares”, completou.

Agronégocio

Para o prefeito de Colmeia, Pedro Clésio Ribeiro, a festa é o evento que mais movimenta o município, e oferece aos produtores a oportunidade de capacitação, com cursos, palestras e oficinas práticas. “O que move a região é a pecuária e a agricultura, e a ExpoColmeia incentiva o produtor a investir em sua propriedade, além de vir ao encontro de nossas origens, por isso a importância do apoio do Governo do Estado na realização de um encontro que movimenta o agronegócio”, frisou.

Participaram ainda do encerramento oficial comandado pelo presidente do Sindicato Rural da cidade, Amilton Ferreira de Oliveira, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Paulo Massuia, deputado federal, Junior Coimbra, deputado estadual, Vilmar do Detran, prefeitos dos municípios da região, secretários de agricultura e autoridades municipais. (Ascom/Seagro)