Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Foto: Divulgação

O Governo do Estado oferece gratuitamente cursos de Língua Brasileira de Sinais (Libras), nos níveis iniciante, intermediário e avançado. A capacitação é oferecida desde 2005 como forma de contribuir para a inclusão social dos surdos e já formou 892 alunos.

O curso, da Secretaria Estadual da Educação (Seduc), tem carga horária de 120 horas-aula. O objetivo é capacitar não só os profissionais da educação, como também toda a comunidade em geral. “A escola que recebe alunos com necessidades especiais muitas vezes não sabe como atendê-los. Mas os pais e comunidade em geral também sentem essa dificuldade. Por isso é importante que todos busquem informações sobre como lidar com esses alunos para que a inclusão aconteça dentro e fora da escola”, disse a diretora da Educação Indígena e Diversidades, Maria Marlene dos Santos.

A professora Mônica Rocha concluiu o curso no ano passado e já utiliza os conhecimentos que adquiriu para se comunicar com alunos e pessoas da comunidade. “Eu pude perceber o quanto os surdos são ignorados e discriminados. Eles precisam de pessoas que saibam se comunicar com eles para desempenharem atividades básicas da vida como ir ao banco, fazer compras ou ir ao médico, por exemplo”, destaca. 

Inscrições

Os interessados podem procurar a Diretoria de Educação Indígena e Diversidade da Seduc, no Anexo II da Secretaria (103 Norte, Avenida JK, Lote 145, no Centro de Palmas). (ATN)