Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A Prefeitura de Palmas, por meio de parceria entre a Fundação Cultural de Palmas (FCP) e o Ponto de Cultura Arte-Fato, inicia o Projeto Arte-Fato Centro de Criatividade abrindo as inscrições para 628 vagas, para cursos livres de iniciação às artes, nas modalidades de contrabaixo, dança popular, hip-hop, percussão, violão, teclado, teatro, dança de rua e popular. 

O prazo de inscrições será concluído no dia 27 de maio, as mesmas podem ser realizadas de segunda à sexta-feira, das 7h30 às 11h30, das 3h30 às 17h30, e das 19 às 22h, no Ponto de Cultura Arte-Fato, localizado na Quadra 307 Norte, Alameda 21 APM, no período de 21 a 27 de maio de 2013. As vagas serão preenchidas por ordem de chegada. 

Os interessados adultos devem comparecer no endereço citado com copia da identidade, comprovante de endereço e uma foto 3x4. Já as inscrições das pessoas entre sete a 18 anos, devem ser realizadas pelos pais ou responsáveis, que deverão apresentar no ato da inscrição fotocopia da certidão de nascimento ou RG, CPF, comprovante de residência e declaração da escola.

Centro de Criatividade descentralizado

A atual gestão está reformulando as estratégias de formação artística do Centro de Criatividade e para isso estão sendo transferidos para as regiões norte e sul da cidade todos os cursos e oficinas de iniciação, até então realizados somente no Espaço Cultural José Gomes Sobrinho.

A FCP já firmou parcerias com o Centro Juvenil Salesiano Dom Bosco na Região Sul em Taquaralto e com o Ponto de Cultura Arte Fato, na Quadra 307 Norte. Além dos professores que já atuam no Espaço Cultural, outros profissionais estão sendo contratados, nas duas regiões, para alcançar o maior número de beneficiários, oferecendo acesso à cultura. 

Ponto de Cultura Arte-Fato 

O Arte-Fato é um projeto desenvolvido pela ONG - Organização não governamental, AASJN - Associação Ação Social Jesus de Nazaré, com sede na Região Norte de Palmas - TO. Entidade,  que desde 1998, realiza atividades de arte e educação para crianças, adolescentes, jovens e adultos. 

Em 2010, o projeto foi contemplado com um dos dez pontos de cultura da Capital, por meio de convênio firmado com  a Prefeitura Municipal de Palmas, por intermédio da Fundação Cultural, Governo Federal - Ministério da Cultura. Além de parcerias com a comunidade.

Em 2013, com a descentralização da cultura, promovida pela Prefeitura de Palmas, por meio da FCP, a AASJN, firmou convênio com a FCP para o Ponto de Cultura Arte-Fato ofertar parte das oficinas que eram desenvolvidas no Centro de Criatividade de Palmas. (Com informações da Ascom do Arte-Fatp)