Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Depois da fase regional, os estudantes do Tocantins participam da etapa inter-regional dos Jogos Estudantis do Tocantins (Jets). Gurupi e Paraíso do Tocantins sediam, de 22 a 25 deste mês, os jogos, que são a última seletiva para a final estadual, de onde sairão os representantes do estado para as Olimpíadas Escolares.

A inclusão da fase inter- regional é uma novidade da XXIII edição dos Jets. De acordo com a presidente do Comitê Organizador Estadual, Waltineth Neves, a intenção de incluir a nJets,ova fase é melhorar o preparo das equipes antes da realização das provas estaduais. “Com a inclusão de mais uma rodada de jogos outra boa consequência é a elevação do nível técnico dos atletas para a final estadual e também para que o Tocantins tenha uma melhor representatividade nas Olimpíadas Escolares com atletas mais preparados”, explica.

Em Gurupi, cerca de 550 atletas de escolas públicas e particulares competem nas modalidades: atletismo, xadrez, tênis de mesa, futsal, handebol, voleibol. As equipes foram campeãs das regionais de Gurupi, Arraias e Dianópolis.  Em Paraíso, aproximadamente 500 participantes disputam as vagas na final estadual pelas mesmas modalidades. Eles foram os vencedores das regionais de Paraíso, Porto Nacional e Miracema.

As próximas inter-regionais acontecem de 5 a 8 de junho em Araguaína e Guaraí. Palmas será sede da ultima etapa, no período de 12 a 16 do mesmo mês. As melhores equipes das inter-regionais vão pleitear o título de campeão estadual na final dos Jets que deve acontecer na segunda quinzena de junho (Ascom Seduc)