Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Em seu pronunciamento, durante a abertura do Encontro Estadual de Novos Prefeitos e Prefeitas, Carlos Amastha destacou a necessidade do fortalecimento conjunto dos municípios tocantinenses e as potencialidades e diferenciais em localização e logística. O evento, que acontece hoje, 29, reúne 117 prefeitos e mais de mil participantes, no Espaço Cultural José Gomes Sobrinho.

Amastha ressaltou que o crescimento integrado do Estado fortalece a Capital. “Palmas só vai ser uma grande cidade na medida em que o Tocantins se fortalecer, e o Estado só será forte na medida em que todos os municípios se consolidarem”. A necessidade de parcerias também foi ressaltada, “colocamos Palmas à disposição para que possamos apoiar os municípios, pois sabemos das  dificuldades de acesso a programas e recursos e temos obrigação de estarmos juntos na construção do nosso Estado”.

O prefeito de Palmas, ainda, fez menção ao aniversário da capital, “comemoramos recentemente o aniversário de 24 anos de Palmas, ainda estamos com programação em andamento e esse momento com certeza é a cereja do bolo. Estamos à disposição para realização de mais eventos que contribuam para fortalecer nossos municípios”.

O deputado federal César Halum representou a bancada tocantinense da Câmara dos Deputados e salientou, “é com satisfação que participamos desse evento, que é primordial para encurtar as distâncias entre o Governo Federal e os municípios, pois sabemos que os recursos são escassos e necessitam ser ampliados”.

O secretário estadual de Relações Institucionais, Eduardo Siqueira Campos, apresentou as ações do Governo do Estado junto às prefeituras. “Com a realização deste, que é o 11º encontro realizado, vemos que essa é uma prática do Governo Federal de dialogar com os municípios. Hoje assinamos um importante contrato para destinação de recursos para a infraestrutura e malha viária, que contribuirá no desenvolvimento dos municípios”.

Em sua fala, o presidente da Associação Tocantinense dos Municípios, Leonardo Cintra, ressaltou que “os municípios tocantinenses só têm a ganhar com esse grande evento, que traz conhecimentos e que faculta aos municípios mais acesso aos programas e recursos federais. Parabéns pela iniciativa, e é com muita satisfação que somos parceiros deste evento”.

Cintra, ainda, destacou problemas enfrentados pelos pequenos municípios. “Os recursos são escassos e os pequenos municípios dependem muito do FPM (Fundo de Participação dos Municípios). Além disso, se faz urgente um maior equilibro na distribuição dos recursos e desburocratização no acesso aos convênios e programas”.

Presença

Participaram da abertura do evento a ministra-chefe da Secretaria de Relações Institucionais, Ideli Salvatti, o ministro das Cidades, Aguinaldo Ribeiro, o ministro-chefe da Secretaria Geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho, além dos deputados federais Lázaro Botelho (PP), Nilmar Ruiz (PEN), Angelo Agnolim (PDT), Dorinha Seabra Rezende (DEM), Júnior Coimbra (PMDB), o senador Vicentinho Alves (PR). Também participam do evento deputados estaduais, prefeitos, vereadores e secretários municipais.