Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A Agência de Defesa Agropecuária do Tocantins – Adapec, por meio da Unidade Local de Tocantínia realizou palestra sobre brucelose, na manhã da última quarta-feira, 29, no Centro de Ensino Médio Indígena Xerente Warã - CEMIX, localizado a 14 quilômetros da cidade e foi voltada especialmente para os estudantes indígenas da etnia Xerente dos cursos técnicos de enfermagem e informática.

A palestra foi proferida pelo chefe da Unidade Local de Tocantínia, Rogério Bezerra Costa Filho que abordou a importância do controle da Brucelose bovina, e contou com a participação de 43 alunos, além dos professores.

Durante o evento foi apresentado aos indígenas, o trabalho realizado pela Agência de Defesa Agropecuária, por meio dos seus diversos programas sanitários, em especial o Programa Estadual de Erradicação e Controle da Brucelose e Tuberculose.

Segundo Rogério, os resultados foram positivos, com muitos questionamentos e interesses por parte dos estudantes. “O rebanho de gado nas aldeias vem crescendo e por isso, é importante trabalharmos com os indígenas os cuidados que estas doenças podem trazer para o rebanho e para eles.”

Entre os conteúdos explanados na palestra estão: estudo sobre a epidemiologia da doença, espécies acometidas, gravidade da zoonose, sinais clínicos no animal e no homem, prejuízos econômicos, tratamento no homem e métodos de prevenção da doença, obrigatoriedade da vacinação de fêmeas bovinas e bubalinas entre 3 e 8 meses de idade.

O diretor da escola, Valteir Tpêkun Xerente, avaliou como positivo o trabalho realizado pela Agência: “Foi uma excelente oportunidade de aprendizado para nossa comunidade Xerente e com certeza será muito útil no manejo do gado, e nos proporciona evitar a doença deixando de tomar leite cru ou comendo carne crua, e aprendemos que se for constatada a doença em nosso rebanho devemos comunicar imediatamente a Adapec”, disse o Xerente.