Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

As chapas interessadas em disputar a eleição estadual do diretório do PMDB têm até as 18 horas desta sexta-feira, 31, para fazer o registro. O pleito segue ainda sem consenso e poderá ter duas chapas. Deverão ser registradas chapas com 70 membros titulares, 23 suplentes e 14 membros do Conselho de ética.

A ideia inicial e proposta pelos dirigentes da legenda era de uma chapa de consenso que contemplasse todos os grupos mas desde a semana passada começou a ganhar corpo uma articulação para chapa que deverá ser encabeçada pela deputada estadual Josi Nunes contra o atual presidente Junior Coimbra que vai tentar reeleição.

O partido chegou a fazer várias reuniões para tentar acordo e uma das tratativas foi de que todos os membros, inclusive Coimbra, intensificasse o posicionamento de oposição ao governo do Estado.

Com a montagem da chapa de Josi o grupo ligado a Coimbra acusa os modebas que participam da articulação de descumprirem o acordo. “ Quem está descumprindo o acordo são eles. Fizemos um acordo e o Junior cumpriu a parte dele. Fizemos três reuniões e o único que se propôs a ser candidato foi o Júnior”, defendeu em entrevista ao Conexão Tocantins o ex-governador Carlos Gaguim. Segundo ele, Josi não se manifestou antes sobre a intenção de disputar o comando da legenda.

O grupo de Josi tem ainda apoio do ex-governador Marcelo Miranda que chegou a ser sondado para encabeçar a chapa. Os peemedebistas que defendem tal composição argumentam que não houve acordo quebrado já que consideram que o combinado era o consenso para uma única chapa mas não necessariamente em torno de Coimbra para a presidência.

Nos últimos dias o partido teve uma nova tentativa de acordo quando chegou a ser proposto a divisão de cargos do diretório entre os dois grupos mas não houve avanços, segundo relatam peemedebistas.