Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Palmas

Foto: Valério Zelaya

Foto: Valério Zelaya

O prefeito de Palmas, Carlos Amastha, doou seu salário para a Associação de Idosos do Estado do Tocantins, durante sessão ordinária solene em Taquaruçu neste último sábado, 1° de junho. O ato fez parte do projeto capital por um dia, no qual as sedes dos poderes Executivo e Legislativo são transferidas para o distrito atendendo uma emenda à Lei Orgânica do Município de Palmas, número 053.

A lei que prevê a instalação do Governo de Palmas em Taquaruçu, foi aprovada pela Câmara Municipal no dia 16 de maio de 2006. O documento determina que a cada 1º de junho de todos os anos os poderes Executivo e Legislativo transfiram suas atividades, legalmente, para o distrito.  

Na oportunidade, a presidente da Associação de Idosos, Karla Milhomens, agradeceu o ato e falou dos investimentos que já foram feitos e serão pagos com o dinheiro. “Conseguimos equipar o centro de fisioterapia, além colocar ar-condicionado nos quartos e efetuar a reforma do prédio, que já tem oito anos de criação e não tínhamos condições. Nossos idosos terão melhor qualidade de vida”, enfatizou Karla.

Abertura

Na abertura da solenidade, a banda de música da Guarda Metropolitana de Palmas tocou o hino nacional com hasteamento das bandeiras, pelo prefeito Amastha e vereadores Marilon Barbosa e Major Negreiros.

O prefeito destacou a cultura do local. “É um momento único e histórico para Taquaruçu, uma vez que aqui retrata a cultura palmense, de moradores pioneiros que são a base de Palmas. Um povo que não tem historia, não tem futuro”, afirmou Carlos Amastha.

Ainda na ocasião o prefeito destacou projetos na área de habitação, infraestrutura, educação, saúde e cultura para o local. “Esta é uma ação que proporciona a integração dos moradores com a Prefeitura e a Câmara. Podemos vivenciar de perto as necessidades da comunidade aqui batalhadora há tantos anos”, destacou o gestor municipal. Amastha também pediu o apoio do empresariado para investir no local.

O vereador e presidente da Câmara, Major Negreiros, ressaltou a valorização e o desenvolvimento de Taquaruçu. “Sou filho desta terra, onde moro há 24 anos. É necessário reforçar todos os dias o compromisso em desenvolver o distrito. Junto com o prefeito e vereadores, precisamos buscar o melhor para a comunidade”, afirmou Major.

Homenagens

Na ocasião foram homenageados moradores pioneiros do distrito, a exemplo de Edmair Silva Martins, viúva do médico Walter Morato (in memória); Maria Moreira Vieira, viúva do senhor Antonio Leite Ramalho (in memória); Joaquim Roberto Alves Maia, neto do senhor Joaquim Maia Leite (in memória); Zelenida Nunes de Barros; Roberta Barbosa Costro, filha da senhora Maria Rosa Castro (in memória); e José Pereira Filho, filho do senhor Léo Pereira de Araújo (in memória).

Requerimentos

Entre os requerimentos apresentados, foi solicitado programa de incentivo ao turismo, instalação de duas lombadas na Praça Joaquim Maracaípe, construção de um posto de saúde no projeto de assentamento Veredão e um espaço cultural.

Estiveram presentes o deputado estadual Sargento Aragão, secretários municipais e demais autoridades. (Secom Palmas)