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Economia

Foto: Jodevaldo Pereira

A Secretaria Estadual do Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti) oferece cursos de aperfeiçoamento sobre comércio exterior. A primeira palestra que prepara os empresários para este segmento foi realizada nesta última segunda-feira, 03. 

Conquistar espaço no mercado internacional em época de mercado globalizado é um desafio para empresários de todos os segmentos e quanto mais espaço conquistado, maior é o desafio de se manter neste mercado.  “Não é somente conseguir entrar no mercado internacional, mas, sim, desenvolver estratégias e ter criatividade para permanecer nele”, diz a especialista em comércio exterior da Sedecti – Secretaria do Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação, Milena Fernandes.  

Com o tema “Barreiras Técnicas e Competitividade Empresarial”a palestra reuniu empresários interessados em buscar ferramentas para aumentar a competitividade de seus produtos no mercado interno e externo. A palestra teve como parceiros a Sedecti; o MDIC – Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior; e o Inmetro – Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia. 

Para este ano estão programados cerca de 10 cursos e palestras voltados para os empresários e promovidos pelo Programa Cultura Exportadora, do MDIC, em parceria com a Sedecti e Banco do Brasil. “A qualidade do produto e a necessidade do mercado desejado são pontos estratégicos quando falamos em exportação e isso só se consegue através de análise de mercado”, explica a especialista.  

Os cursos oferecidos terão temas como: práticas cambiais, fundamentos de câmbio financeiro, exportação, financiamento a exportação, exportação de serviços, importação, carta de crédito, proteção financeira em câmbio e comércio exterior. As capacitações serão distribuídas em todas as regiões do Estado e respeitarão a cadeia produtiva local.  

Empresa de Araguaína busca mercado externo  

A empresa Gelnex, que produz gelatina, instalada em Araguaína, norte do Estado, já busca mecanismos para colocar seus produtos fabricados aqui no mercado externo. A empresa que tem sede em Santa Catarina, já exporta seus produtos para 85 países e busca, com a unidade do Tocantins, iniciar este processo no mercado internacional. O coordenador administrativo da empresa, Marim Paulo Júnior, classifica como extremamente importante e fundamental os cursos sobre comércio exterior e diz que “as empresas estão mediante o cenário mundial se reorganizando para disputar o mercado internacional e por isso é necessário incentivar as exportações”. Quanto mais valor agregado o produto tem, maior é o lucro para o Estado produtor, ressalta Marim.  

“Entre 2010 e 2012, o Tocantins, dobrou o número de produtos exportados e saímos de próximo a R$ 300 milhões para R$ 644 milhões. Além disso, estamos diversificando a pauta de produtos e assim, os empresários de micro, pequenas e médias empresas têm tido mais chance de conquistar esse mercado”, destaca, Paulo Massuia, titular da Sedecti.  

Perfil do Tocantins 

O perfil exportador do Estado foi divulgado em um estudo, desenvolvido pela Apex – Agência Brasileira de Promoção das Exportações e Atração de Investimentos, do MDIC e revela detalhes sobre o perfil exportador do Tocantins. De acordo com dados da Apex, cerca de 95% de tudo que se exporta no Tocantins é ligado ao setor do agronegócio. A soja e a carne são os principais produtos da lista e de acordo com o representante de Apex, Luiz Augusto Rocha, o objetivo desse estudo foi identificar qual é a vocação exportadora do Tocantins hoje.  

“A partir do momento em que identificamos a vocação, temos a possibilidade de buscar também novos mercados para esse produto e ampliar a comercialização. Além da soja e da carne, que lideram o ranking, também nos surpreendemos com produtos como receptores e transmissores que são exportados para a China, setores como rolamentos que o Tocantins está exportando para a Argentina e até Alemanha, que é famosa por produzir peças automotivas”, destaca Luiz Augusto, fazendo uma analise da pesquisa no estado.

Convênio 

Para fomentar negócios fora do País, o Governo do Tocantins e o Banco do Brasil já assinaram o termo de cooperação técnica que visa capacitar empresários. “Os cursos serão direcionados aos empresários que têm o interesse de exportar os seus produtos”, explicou o secretário Paulo Massuia. Segundo o termo, o Banco do Brasil irá dispor de pessoal e metodologia para o oferecimento dos cursos. Já o Governo, deverá dispor de estrutura física. Os interessados já podem conferir os detalhes dos cursos pelo site http://sic.to.gov.br (Ascom Sedecti)