Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

O vereador Iratã Abreu (PSD-TO) lamentou o esvaziamento da sessão ordinária desta terça-feira, 04, para que a urgência do requerimento apresentado por ele não fosse votada. No requerimento em questão, Iratã solicitou a adoção de medidas urgentes para que fosse efetuada a reposição nas unidades de saúde da capital de Tiras Reagentes, aquelas utilizadas para medir a glicemia, especialmente em pacientes diabéticos.

“É lamentável o que aconteceu, pois o esvaziamento da sessão impossibilitou, inclusive, a votação das matérias constantes da Ordem do Dia,” disse Iratã. Para ele, o argumento utilizado para o vereador Valdemar Júnior, que hoje retornou à Câmara, para que não fosse votada a urgência do requerimento, que entraria na pauta de votação, não se baseou em critérios técnicos, mas sim em critérios políticos. “Os diabéticos que precisam das tiras reagentes é que ficam prejudicados por conta dessa postura,” apontou o vereador.

Balestra

A saída do secretário Walter Balestra da Secretaria Municipal da Saúde também foi alvo de comentários do vereador Iratã Abreu na sessão ordinária de hoje. Para Iratã, a saída de Balestra foi, no mínimo, estranha. “O que percebemos é que eles tentaram achar uma saída honrosa e discreta para o que está estampado: “o secretário foi mesmo demitido”, disse Iratã ao ressaltar que a Saúde está sendo tratada como um “puxadinho” e que, enquanto traçam planos políticos, a população está nas filas das UPAS, das policlínicas; faltam profissionais nas unidades e até fita para aferir a glicose dos diabéticos.