Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Divulgação

Cerca de dois mil cavaleiros e amazonas, mais de 30 comitivas e um público de mais de 20 mil pessoas participaram na tarde deste último domingo, 9, da Cavalgada que integra a programação da 18ª Expobrasil 2013, de Paraíso do Tocantins. A trajetória foi de 7 km, com saída do Setor Pouso Alegre para percorrer as principais ruas da cidade até o Parque de Exposição Newton José de Moraes.

A Expobrasil Tocantins 2013 congrega a programação da 31ª Exposição Agropecuária de Paraíso do Tocantins, a 22ª Exposição Estadual da Raça Zebuína, a 18ª Exposição da Raça Nelore e a 13ª Exposição Regional de Ovinocaprinocultura. Realizada em Paraíso do Tocantins, distante 63 km de Palmas, a festa teve início na última sexta-feira, 07, e prossegue até o próximo domingo, dia 16.

A Cavalgada há anos é uma das principais atrações do evento e já virou tradição, considerada um evento cultural e turístico, que mobiliza pessoas não só de Paraíso, mas de toda a região Central do Estado.  Todos os anos milhares de pessoas aguardam nas calçadas a passagem da cavalgada pela cidade, este ano várias comitivas montaram camarotes, com entrada paga, para assistir a passagem da cavalgada em um espaço reservado.

O encerramento será no dia 16 de junho, com a expectativa que passem pelo Parque de Exposições cerca de 150 mil visitantes. A cavalgada contou com as presenças do vice-governador, João Oliveira, representando o governador Siqueira Campos; do secretário da Agricultura e Pecuária, Jaime Café e o secretário executivo Ruiter Pádua, além de deputados estadual e federal, pecuaristas, agricultores, peões e amazonas.

Potencial agropecuário

As exposições agropecuárias movimentam milhões de reais durante o ano. No Tocantins são realizadas mais de 40 feiras em vários municípios de todas as regiões do Estado, que juntas devem receber mais de 400 mil visitantes. Os eventos são realizados pelos sindicatos rurais de cada cidade e conta com o apoio financeiro do Governo do Estado. Entre as maiores está a Expobrasil, que espera movimentar mais de 15 milhões de reais entre aquisição de equipamentos e leilões.

De acordo com o secretário Jaime Café, a Expobrasil é uma das maiores feiras do Estado, destaque da região Central, que possui um rebanho de quase 1,5 milhões de cabeças, e uma das principais áreas agrícolas com mais de 90 mil hectares em cultivo de grãos. “É uma vitrine para demonstrar aos produtores e a sociedade em geral a evolução das atividades do setor agropecuário”, enfatizou Café.

Na oportunidade, o secretário destacou ainda o apoio do governador Siqueira Campos na realização das feiras, uma prova que ele reconhece a importância do setor produtivo para o desenvolvimento da economia do Estado. “Graças a iniciativas como esta que o agronegócio foi responsável por mais de 99% dos produtos exportados pelo Tocantins em 2012”, frisou.

Apoio

A Expobrasil conta com dezenas de estandes onde estão reunidos diversos setores da agropecuária, comércio e serviço. De acordo com o presidente do Sindicato Rural, Paulo Armando Milhomem, os recursos e investimentos de parceiros, como a Seagro, são importantes na realização da Feira. “Também não podemos deixar de agradecer ao governador Siqueira Campos o recapeamento asfáltico do parque, para assim melhor receber os visitantes nesta festa tão linda”, disse.

O presidente disse ainda que a feira deste ano está com uma programação bem diversificada, com diversos shows nacionais, feiras de touros, palestras, leilão, prova de tambores, prova de laço, rodeio profissional, a uma das maiores cavalgada do Estado, que faz da XVIII Expobrasil o evento mais esperado do ano na região do Vale do Araguaia.

Programação

Dia 10/06 - Segunda-Feira – Feira de Touros - Grupo Terra Grande, Palestra – Manejo de Pastagem e Shows Regionais com Gigantes do Forró e Laylla Barreto.

Dia 11/06 - Terça-Feira - Feira de Touros - Grupo Terra Grande e Show Gospel com André Valadão.

Dia 12/06 - Quarta-Feira - Abertura Oficial; Feira de Touros - Grupo Terra Grande, Rodeio Cia João Palestino com locução Sidmar Gomes e Show regional com Victor e Gabriel.

Dia 13/06 - Quinta-Feira – Palestras – Cultivo de Seringueira, Rodeio Cia João Palestino com locução de Gleydson Rodrigues, Show com cavalos adestrados, e Shows Regionais com Laís Varsátil e Forró Bota Mídia.

Dia 14/06 - Sexta-Feira – Julgamento do Gado Nelore, Rodeio Cia João Palestino com locução de Gleydson, Show com cavalos adestrados e Show Nacional com o Cantor Daniel.

Dia 15/06 - Sábado – Encerramento do Julgamento do Gado Nelore, Prova de Três Tambores, Prova de Team Roping-Laço em Dupla, Rodeio Cia João Palestino com locução de Gleydson, Rodeio Mirim em Carneiros, Show com o Motoqueiro Maluco Jim Fireball e Show Nacional com o Cantor Zezo. (Da redação com informações Ascom Seagro)