Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Rachel Dourado

Foto: Rachel Dourado

O senador Vicentinho Alves (PR/TO) foi homenageado pela Marinha do Brasil nesta última terça-feira, 11, com a Medalha da Ordem do Mérito Naval, no Grau de Grande Oficial. A solenidade, realizada no Grupamento dos Fuzileiros Navais, em Brasília, celebrou a vitória do Brasil na Batalha Naval de Riachuelo há 148 anos - batalha decisiva na Guerra do Paraguai. 

O senador Vicentinho Alves foi o único dos parlamentares do Senado a receber a honraria por serviços prestados à Marinha Brasileira. Após o evento, Vicentinho registrou a emoção pela homenagem e ressaltou o respeito e a atuação que desenvolve em prol das Forças Armadas do Brasil.

"Ano passado, fui agraciado pelo Comando da Aeronáutica com a medalha Santos Dumont; na última semana, estive reunido com o Comandante do Exército Brasileiro, general Enzo Peri, para debater a importância da instalação do Comando Militar do Norte na cidade de Belém do Pará e confirmar nossa participação em visitas técnicas à Itaipu Binacional e à cidade de Santa Maria (RS) para conhecer centro tecnológicos avançados do exército; agora, recebo esta valorosa medalha de nossa Marinha. Me sinto honrado e agradecido", considerou.         

Ordem do Mérito Naval

Criada em 11 de julho de 1934, a Ordem do Mérito Naval destina-se homenagear civis e militares que se destacaram por serviços prestados à Marinha do Brasil. A vitória da Batalha Naval do Riachuelo aconteceu em 11 de junho de 1865, na província (equivalente aos estados brasileiros) de Corrientes, na Argentina, durante a Guerra do Paraguai. Ela foi travada no Arroio Riachuelo, um afluente do Rio Paraná.