Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Economia

O ProgramaProjovem Trabalhador – Juventude Cidadã está disponibilizando informações aos inscritos. Entre elas, a regularização do pagamento do bolsa-auxílio do projeto, o recebimento do vale-transporte e do kit contendo mochila, caderno, canetas, lápis, borracha, boné e duas camisetas.   Também informa que na próxima semana deverão ser publicadas, no Diário Oficial do município, as contratações dos instrutores do programa.

Os jovens devem fazer contato com o Sistema Nacional de Emprego (Sine Palmas), situado atrás do HSBC da JK, ou no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) mais próximo da sua residência.

As atividades do programa haviam sido paralisadas no fim do ano passado e ainda não tinham sido retomadas devido à constatação de irregularidades no processo de contratação da empresa responsável por executar as atividades relativas ao programa. A Prefeitura deu inicio à execução direta do programa, atendendo aos 690 já inscritos para concluir essa primeira etapa do programa. 

O Programa

O Programa ProJovem Trabalhador – Juventude Cidadã  é uma parceria firmada entre o Governo Federal  e o Município de Palmas, objetivando a  preparação dos jovens para o mercado de trabalho e ocupações alternativas geradoras de rendas. 

De acordo com a diretora de Qualificação, Eutália Barbosa Naves, esta etapa, correspondente à qualificação profissional, “é muito importante porque está aliada à inserção desses jovens no mercado de trabalho”. As atividades são divididas em duas etapas, a qualificação social e qualificação profissional. São ofertados cursos na área de administração, saúde, serviços pessoais, turismo e hospitalidade, telemática, construção e reparos e comércio varejista.

Para se inscrever noProjovem o interessado deve ter entre 18 e 29 anos, estar concluindo ou ter concluído o ensino médio, não estar empregado e ter uma renda per capita familiar de um salário mínimo. 

Os participantes recebem bolsa-auxílio no valor de R$ 100,00/mês em até seis parcelas, mediante comprovação de 75% de frequência às aulas. Os alunos ainda recebem um kit com mochila, caderno, canetas, lápis, borracha, boné e duas camisetas. Também é oferecido lanche e auxílio  transporte.

810 vagas 

A Prefeitura de Palmas, além de concluir o treinamento já iniciado, está disponibilizando mais 810 vagas. “Estamos convocando os 690 alunos que já estavam frequentando essas aulas  e abrindo novas matriculas para mais  jovens  que tenham interesse em ingressar no programa”, esclarece Eutália .

Os interessados podem se inscrever até o final deste mês de junho, no Sine de Palmas, nos CRAS e na Coordenadoria Municipal de Juventude, órgão ligado à Secretaria Municipal de Governo e Relações Institucionais. Para isso, são necessárias cópias do CPF, RG, título de eleitor, número do PIS, reservista, carteira de trabalho (página com foto, o verso, e página do contrato de trabalho) comprovante de endereço e de escolaridade.