Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Divulgação Gutierres reforçou a importância da parceria entre PM e Prefeitura Gutierres reforçou a importância da parceria entre PM e Prefeitura

Quase mil alunos da rede municipal de ensino de Gurupi receberam na última quarta-feira (12/06) o certificado de conclusão do Programa Educacional de Resistência ás Drogas e á Violência – PROERD, realizado pelo 4º Batalhão da Polícia Militar (BPM) em parceria com a Prefeitura de Gurupi. 

Além de receberem os diplomas, os alunos também foram contemplados com a premiação do concurso de redação, que teve como tema: “Proerd, drogas e violência”. As três melhores redações receberam como prêmio uma bicicleta cada um. Em terceiro lugar ficou Vitória Barbosa Barros, da Escola Municipal Domingos Barreira de Amorim; a segunda melhor redação foi da aluna Jucimara Sacramento, da Escola Municipal Professor Joel Ferreira Soares; e a melhor redação foi do estudante Abraão Santiago Moreira, da Escola Municipal Vila Nova. 

“Aprendi que a gente não pode seguir o caminho das drogas em qualquer circunstância, nem seguir a violência. Precisamos ficar firme e resistir. Droga e violência só causam o mal”, afirmou Abraão Santiago Moreira. 

Presente no evento, o chefe de gabinete da Prefeitura de Gurupi, Gutierres Torquato, que representou o prefeito Laurez Moreira, afirmou que a parceira entre Prefeitura e Polícia Militar tem gerado bons frutos e vem conseguindo prevenir que as crianças entrem no mundo das drogas. “Gostaria de aproveitar a oportunidade e parabenizar o comandante Edvan pelo belo trabalho que vem realizando em nossa cidade à frente do Comando da Polícia Militar. São com parcerias como esta que vamos, juntos, conseguir diminuir os índices de violência e de jovens nas drogas. Precisamos de mais ações preventivas como o Proerd para fazer com que as nossas crianças sejam multiplicadoras de companheirismo, parceria e de cidadania”, declarou Gutierres. 

O comandante do 4º BPM, coronel Edvan de Jesus Silva, agradeceu a parceria da Prefeitura e Diretoria Regional de Ensino de Gurupi e destacou que a polícia militar da cidade trabalha pela paz. “Este é o batalhão da paz. E é com a união de todos, juntamente com a comunidade, que vamos conseguir combater e vencer as drogas. O Proerd é o maior programa de prevenção às drogas do mundo. No Tocantins está há dez anos e só na região Sul do Estado já atendeu quase 28 mil crianças, inclusive estas que estão se formando e que passam a compor o nosso batalhão da paz”, frisou o comandante. 

Também prestigiaram a formatura do Proerd, os secretários de Educação, Eurípedes Fernandes Cunha, de Cultura, Zenaide Dias da Costa, de Juventude, Esporte e Turismo, Sérgio Vieira Marques (Soró), além da Diretora Regional de Ensino de Gurupi, Adriana da Costa Aguiar e dos vereadores Cabo Carlos, presidente da Câmara, Marilis Fernandes, Dr. Macedo, Ivanilson Marinho, Valdonio Rodrigues, Walter Junior, Gleydson Nato e Ataídes Salgado.

Proerd

O Programa é pedagogicamente estruturado em lições, ministradas por um policial militar fardado; que além da sua presença física em sala de aula como educador social, propicia um forte elo na comunidade escolar em que atua, fortalecendo o trinômio: Polícia Militar, Escola e Família. 

O Programa oferece em linguagem acessível às faixas etárias que se direciona, uma variedade de atividades interativas com a participação de grupos em aprendizado cooperativo; atividades que foram projetadas para estimular os estudantes a resolverem os principais problemas na fase em que se encontram vivendo.