Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação

A bancada federal do Tocantins recebeu no gabinete de seu coordenador, senador Vicentinho Alves (PR), os membros da Procuradoria Geral da República no Tocantins - o procurador-chefe João Gabriel Morais de Quiroz a procuradora Nádia Simas Souza e o procurador Vítor Manuel Mariz - para debater a PEC nº 37, que tramita no Congresso Nacional e propõe a retirada do poder de investigação criminal do Ministério Público no País.

Os procuradores explanaram os motivos para que essa Proposta de Emenda à Constituição não seja aprovada e o parlamentares presentes - senador Vicentinho Alves,  senador Ataídes Oliveira (PSDB/TO) e os deputados Dorinha Seabra Rezende (DEM/TO), Nilmar Ruiz (PEN/TO), Júnior Coimbra (PMDB/TO), Lázaro Botelho (PP/TO) e Oswaldo Reis (PMDB/TO) - concordaram, se manifestando favoráveis ao Ministério Público e contrários à PEC 37. Inclusive, representantes de demais membros da bancada federal ausentes à reunião informaram que o posicionamento desses parlamentares, também, é contrário à PEC.

Em defesa do Ministério Público, a deputada Nilmar Ruiz registrou que "a ótica do país é a do cidadão"; para Júnior Coimbra, "retirar do Ministério Público o poder de investigar é uma aberração!"; o deputado Lázaro Botelho afirmou que "não se está tirando o poder da polícia em investigar" e o deputado Oswaldo Reis pontuou "ser totalmente contra a aprovação" da PEC; já o senador Ataídes Oliveira afirmou que "a PEC 37 é um absurdo! Se essa PEC for aprovada é o mesmo que destruir o Ministério Público".

Para o coordenador da bancada, senador Vicentinho Alves, a reunião foi importante, pois todo o Tocantins e o Brasil sabem que "o Ministério Público é uma instituição respeitada que zela pela transparência pública e garante o pleno exercício da cidadania".