Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Ambiente

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Neste sábado, 22, a partir das 7h30, os participantes da 2ª edição do projeto Caminhada Ecológica farão limpeza às margens do Córrego Mutuca, em Gurupi. O projeto é coordenado pelo Programa de Atividades Esportivas (Proafe), do curso de Educação Física da Unirg.

A ação que tem o propósito de associar a prática de atividade física à preservação do meio ambiente leva como tema “Um gesto em nome da natureza”.

Cerca de 40 pessoas participarão da ação, dentre elas os 18 inscritos de Gurupi. A limpeza começará na nascente do córrego, no setormargens do córrego Residencial Daniela, passando por toda a extensão incluindo o Parque Mutuca até finalizar no Parque Primavera.

No último dia 14, uma equipe da coordenação do evento fez o levantamento do caminho em que será realizada a limpeza. “Contamos com a participação do cabo Juarez Soares, da Companhia Independente da Polícia Rodoviária Ambiental (Cipra), que mesmo de férias foi voluntário e nos ajudou no mapeamento”, disse o coordenador da Caminhada, o professor Eduardo Miranda.

“Encontramos erosões e muita sujeira em toda margem do córrego. Alguns pontos são mais críticos com lixos, entulhos restos de material de construção e até peças suspeitas de serem oriundas de furtos, como restos de aparelhos eletrônicos”, disse Miranda.

A ação conta com o apoio das secretarias municipais de Desenvolvimento e Meio Ambiente e de Infraestrutura.

Caminhada Ecológica

O projeto será realizado no próximo dia 29. O trajeto da caminhada é de 70 km ligando os municípios de Gurupi a Peixe. Neste percurso, os participantes percorrerão 45 km de caminhada, com apoio do Corpo de Bombeiros, enfermeiros e Cipama entre outros.

Um ônibus e um carro pequeno darão suporte aos participantes que não terão nenhuma despesa, oferecendo água, frutas e toda logística necessária. Durante o percurso, eles farão diferentes ações como o plantio de árvores, limpeza de áreas de preservação ambiental, palestras educativas e atividades de lazer com a população da região.

Das 44 pessoas inscritas 18 são de Gurupi, 11 da Vila Quixaba, 5 do Assentamento São José e 10 da cidade Peixe.