Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Cleuber de Souza

O Tocantins possui uma produção atual de 233 milhões de litros de leite, produzidos em 15.053 propriedades rurais. Com o objetivo de promover a melhoria do rebanho leiteiro tocantinense o Governo do Estado, por meio da Secretaria Estadual da Agricultura e Pecuária (Seagro), apresentará nesta sexta-feira, dia 21, dentro da Programação da VIII Feira de Negócios e Agronegócios de Colinas do Tocantins e Região (Fenecol), o Projeto de Ação de Melhoramento Genético do Rebanho. A palestra será ministrada pelo secretário executivo, Ruiter Pádua, às 19 horas, no Parque de Exposição Agropecuária Noir Inácio de Oliveira Newton.

De acordo com o secretário executivo, o programa é destinado especialmente para os pequenos produtores de leite do Estado, visando uma maior produtividade e consequentemente melhoria de renda e condição de vida dos pequenos e médios produtores. “Este ano o Governo do Estado viabilizou mais recursos para o projeto e pretende realizar cinco mil protocolos. Um número três vezes maior do que os atendimentos anuais anteriores. O programa está sendo bem aceito pelos produtores, principalmente pelos benefícios, pois além de aumentar a produtividade, a cria nasce com uma melhor qualidade genética e a fêmea passa a produzir mais leite”, ressalta.

Segundo Padua, a Seagro custeia o laboratório móvel de melhoramento genético e os técnicos realizam as inseminações. “Os produtores ficam responsáveis pelo exame de brucelose e pela aquisição do sêmen. O custo fica em média R$ 30 por cabeça. Esse valor só é possível porque a Seagro disponibiliza os técnicos e os hormônios para a realização da Inseminação Artificial por Tempo Fixo, facilitando o investimento do produtor em tecnologia”, explica o secretário executivo.

Projeto

O projeto iniciou em 2008 e já atendeu 328 produtores, protocolando 17 mil matrizes em 43 municípios tocantinenses. O trabalho é realizado por meio do laboratório móvel de reprodução animal com a finalidade de multiplicação de caracteres desejáveis como a produção de leite, através de animais melhorados geneticamente. As atividades de campo envolvem as seguintes etapas: sensibilização e mobilização de produtores, seleção de propriedades e matrizes, aplicação da técnica e verificação de resultados.

Para participar do projeto o produtor deve entrar em contato com a Seagro ou com Ruraltins e apresentar comprovantes de vacinação do rebanho e de exames. Além de mencionar o peso, a idade das matrizes e informar sobre a questão sanitária e nutricional do rebanho.

Fenecol

A oitava edição da Fenecol teve início na última terça-feira, dia 18, e prossegue até sábado, dia 22, a partir das 19 horas, no Parque de Exposição Agropecuária Noir Inácio de Oliveira Newton. A programação contempla exposição de produtos e serviços, palestras, oficinas e rodadas de negócios, além de desfile de moda e o 5º Festival Cultural de Colinas e região, promovido pela Prefeitura Municipal.

O evento é realizado pela Associação Comercial, Industrial e Prestacional de Colinas (Acicolinas), com patrocínio do Governo do Estado, por meio da Secretaria Estadual do Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti) e do Serviço de Apoio as Micro e Pequenas Empresas do Estado do Tocantins (Sebrae); apoio da Prefeitura de Colinas, Sindicato Rural de Colinas e Região, Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil, Banco da Amazônia, Bradesco e apoio institucional da Federação das Associações Comerciais e Industriais do Tocantins (Faciet).