Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A senadora Kátia Abreu (PSD-TO) participará neste final de semana, na região do Bico do Papagaio, de uma programação em Augustinópolis, que tem como meta atender cerca de quatro mil famílias de produtores rurais com cursos de extensão e 16 mil famílias com casas populares do FAR (Fundo de Arrendamento Residencial) visando promover o desenvolvimento econômico e social da região. Além de realizar exames de prevenção de câncer de colo de útero para as mulheres e exames de próstata para os homens. A programação inicia-se nesta sexta-feira, 21, com o projeto Ciranda da Cultura, que levará à população uma apresentação de show de quadrilhas no Colégio Estadual Manoel Vicente de Souza.

Um dos pontos da programação é o projeto Travessia Leite, que pretende levar competitividade aos produtores de leite e derivados, melhorando a qualidade e reduzindo custos da produção, através de assistência técnica e extensão rural. No Estado, serão investidos R milhões para atender cinco mil produtores. As ações incluem investimentos para adequação à Instrução Normativa 62/2011 do Ministério da Agricultura, com a instalação de tanques de resfriamento e compra de ordenhadeiras, além de assistência técnica que será levada por técnicos agrícolas treinados pelo Senar aos produtores. O encontro com produtores de leite e laticínios acontecerá às 9h, do sábado, 22, no Colégio Estadual Manoel Vicente de Souza e a expectativa é de adesão maciça ao programa, já que produtores que participaram conseguiram, no prazo de um ano, elevar sua produção de 200 litros por dia para 350 litros e aumentaram o lucro de cerca de R$ 19 mil para R$ 56 mil por mês.

Também acontecerão pela manhã de sábado, no Colégio Estadual Manoel Vicente de Souza, atendimentos do programa Útero é Vida, com exames preventivos e palestras educativas contra o câncer de colo de útero e próstata. Às 11h, na Câmara de Vereadores de Augustinópolis, a senadora participa de uma reunião com diretores de escolas e diretoria regional de ensino para discutir a execução e ampliação do Pronatec – Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego na região.

Às 15h, também do sábado, 22, na Câmara de Vereadores, Kátia Abreu se reunirá com os 25 prefeitos do Bico do Papagaio para instruí-los quanto as 16 mil casas liberadas junto à presidente Dilma Rousseff para o Bico do Papagaio. Segundo a assessoria, todos os gestores confirmaram presença. Uma das maiores preocupações da Senadora é a agilidade na construção das casas e a lisura no processo de seleção dos beneficiados. O Senar promoverá durante todo o dia, um encontro de capacitação com os técnicos do Ruraltins que levarão assistência técnica aos produtores rurais da região Centro de Educação La Salle. (Com informações da Ascom)