Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Ambiente

Mirante Serra do Lajeado

Mirante Serra do Lajeado Foto: Fernando Alves

Foto: Fernando Alves Mirante Serra do Lajeado Mirante Serra do Lajeado

O governador Siqueira Campos assina nesta próxima sexta-feira, 28, com a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, um contrato de doação dos recursos no valor de R$ 40 milhões, provenientes do Fundo Amazônia, para implantação do Cadastro Ambiental Rural (CAR) no Tocantins. Com o contrato, o Estado passa a ser a primeiro a receber recursos do Fundo Amazônia com objetivo especifico de implementar o CAR. A assinatura acontece às 10 horas, no auditório do Palácio Araguaia. 

O recurso vai beneficiar 96 municípios tocantinenses que serão atendidos já na primeira etapa de implementação do CAR Tocantins. Os 43 municípios restantes serão atendidos em uma segunda etapa, com recursos próprios do governo estadual e do Programa de Investimento Florestal (FIP), administrado pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA). 

Ao todo, mais de 80 mil propriedades rurais no Tocantins serão atendidas pelo sistema. O CAR é um registro público eletrônico, obrigatório para todas as propriedades rurais do país, com objetivo de reunir e integrar informações relacionadas às áreas de preservação permanente, reserva legal, vegetação nativa, áreas de uso restrito e áreas consolidadas. 

Com o CAR fica mais fácil do Governo fazer o monitoramento, a fiscalização e o controle do desmatamento ilegal nas propriedades, além de viabilizar um melhor planejamento ambiental e econômico dos imóveis rurais. 

Para o produtor rural, os benefícios vão desde a possibilidade de recuperar áreas degradas nas propriedades sem sofrer sanções, até ter melhores condições de contratação de crédito bancário para qualquer tipo de modalidade, como menores taxas e maiores prazos. O produtor inscrito no CAR também leva vantagem na isenção de impostos para aquisição dos principais insumos e equipamentos usados na atividade do campo, como fios de arame, postes de madeira e bomba d’água.