Com o tema "Democracia e desenvolvimento sem racismo, com respeito mútuo: Por uma Palmas afirmativa", será realizada por meio da Secretaria Extraordinária de Inclusão Social a IIConferência Municipal de Políticas de Promoção da Igualdade Racial. O evento acontecerá nos dias 5 e 6 de Julho, no auditório do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Tocantins.
O evento pretende envolver representante do governo e da sociedade civil organizada, comprometidos com as causas populares e com a promoção de políticas de igualdade racial. A participação é aberta ao público em geral.
A conferência visa a ampliar a política municipal de fomento da igualdade racial, a criar o conselho municipal da igualdade racial, a avaliar as ações e políticas públicas referentes à promoção da igualdade racial nas instâncias do Governo Municipal e a facilitar o processo para a introdução da política de representantes das comunidades negras nas estruturas do Governo Municipal,
O encontro, também pretende viabilizar um senso demográfico étnico-racial no município, possibilitar a participação democrática e promover a interlocução direta das organizações da sociedade civil com a Prefeitura, elaborar o plano municipal de promoção da igualdade racial, criar canais de comunicação direta dos poderes constituídos, incentivar estudos sobre a cultura negra em suas várias matrizes, promover organizações e preservação das religiões de matrizes africanas no Município e publicar políticas de promoção para a juventude negra.
Programação
Dia 05 de Julho
19h30 - Solenidade de Abertura
20h - Momento Cultural – Comunidade Carnavalesca de Palmas – Coocar
20h15 - Fala das autoridades
21h - Momento Cultural – Movimento Hip-hop
21h30 - Encerramento
Dia 06 de julho
7h30 - Credenciamento e Entrega de Materiais
8h30 - Leitura e Aprovação do Regimento Interno da II Conferência Municipal de Políticas de Promoção da Igualdade Racial
9h - Mesa Redonda 01 "Tema: Políticas Públicas de Igualdade Racial e Políticas Públicas contra o Racismo Institucional".
Luiz Carlos Benedito – Sociólogo
Paulo Fernando de Melo Martins – Mestre em Educação e Doutorado em Educação
Sergio Pedro da Silva – Secretário Executivo do Conselho Nacional de Promoção da Igualdade Racial – CNPIR
Coordenação da Mesa: José Mamédio Oliveira – Secretário Extraordinário de inclusão Social e Emival Dalat Filho - Assessor de Organização do Lazer (SEGRI)
10h - Debate
10h30 - Intervalo (Momento Cultural)
11h - Mesa Redonda 02 Tema: "Marco Jurídico Afirmativo e Perspectivas da Juventude Negra"
Márcia Ribeiro: Coordenadora da Juventude de Palmas
Alexandre Braga – Presidente da UNEGRO de Minas Gerais
Tiago Andrino – Advogado e Secretário Municipal de Governo
Coordenador da Mesa: Marcos Antonio
12h - Debate
12h30 - Almoço (momento cultural)
13h30 Mesa Redonda 3 Tema: Políticas Públicas de Inclusão Racial para Mulheres Negras e Religiões de Matrizes Africanas
Ana Lúcia Pereira – Socióloga- mestre em História e Doutora em Sociolologia pela UNESP.
Erotides Soares Correa Nogueira – Presidente do Fórum Estadual de Educação e Cultura Afro-Brasileira
Mãe Magda de Oxum – Terreiro de Bandalunga
Coordenação da Mesa: Ana Zélia Ferreira de Lima – Historiadora e Veneranda Elias – Presidente da FACOM/TO – Federação das Associações Comunitárias e de Moradores do Tocantins.
14h30 - Debate
15h - Leitura final das propostas para o Executivo Municipal e encaminhamento das propostas para a 3ª Conferência Estadual de Promoção da igualdade Racial.
16h - Eleição dos Delegados da II conferência Municipal de Políticas de Promoção da Igualdade Racial
17h - Homologação dos delegados para 3ª Conferência Estadual de promoção da Igualdade Racial
17h30 - Encaminhamento das resoluções para o executivo Municipal e encaminhamento para 3ª Conferência Estadual de Promoção da igualdade
18h - Encerramento