Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

A equipe técnica da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural iniciou nesta segunda-feira, 1º, um ciclo de blitze produtivas nas regiões rurais de Palmas para atendimento in loco aos produtores. O principal objetivo da ação é realizar um trabalho de extensão rural com qualidade e resultados efetivos.

 Para o secretário municipal de Desenvolvimento Rural, Roberto Sahium, as visitas dão inicio a um círculo virtuoso. “Através das visitas vamos traçar o perfil das propriedades e sua vocação produtiva; em seguida vamos fazer os projetos juntamente com o produtor e dar continuidade ao processo produtivo através da assistência técnica regular”, frisou o gestor.

 Ao todo 10 técnicos participaram da ação entre eles agrônomos, engenheiro agrícola, veterinário e técnico agrícola. “Temos certeza que esta ação vai aproximar ainda mais o corpo técnico da Secretaria de nosso público alvo que são os produtores rurais”, destacou Humberto José Mesquita, médico veterinário que atua no programa Bacia Leiteira.

 A região rural do Vão do Lajeado foi a primeira a ser visitada. No local cerca de 30 propriedades foram visitadas e tiveram suas informações coletadas pelos técnicos. Além dos dados da propriedade e do dono do imóvel são coletadas informações referentes às atividades para a qual a mesma é utilizada. “Nós queremos saber se há uma vocação produtiva, se é fruticultura, horticultura, avicultura, piscicultura. Se há nascentes de água ou não, coletamos amostras de solo para análise etc.”, explicou Jaime de Sousa Benevides Jr. engenheiro agrícola.

Para a produtora rural e secretária da Associação dos Produtores do Vão do Lajeado, Terezinha de Jesus da Silva, a ação foi muito positiva. “Estamos animados, é a primeira vez que uma equipe tão grande vem e faz este arrastão, de casa em casa. Isso mostra interesse por nós, estou muito feliz”, afirmou.

 O senhor Edimar Parente que já trabalha com hortas ficou feliz ao apresentar sua produção. “Moro aqui desde 1965 e sempre tirei da terra meu sustento. Tenho certeza que com a assistência técnica vamos aprender muito mais”, afirmou Parente.

 A próxima visita acontecerá nesta quarta-feira, 03, na macroregião do Boa Esperança. E na sexta-feira, 05 será a vez dos produtores do Projeto de Assentamento Sítio, em Buritirana. Todas as equipes saem da Secretaria às 8 horas com retorno previsto para as 18 hora. (Ascom Secretaria de Agricultura)