Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde


As doenças respiratórias devem receber uma atenção especial no verão, devido à poluição, queimadas, baixa umidade do ar e as altas temperaturas. Nesta estação do ano, assim como no inverno, os problemas alérgicos ligados ao trato respiratório são potencializados.

A médica pneumologista Jussara Oliveira do HGPP - Hospital Geral Público de Palmas, explica que as principais infecções respiratórias que ocorrem nesse período são as viroses respiratórias: gripes e resfriados, faringites, laringites e sinusites. “O público mais afetado pelas doenças respiratória no verão é composto das pessoas que se expõem a fumaças e vapores, idosos e crianças devido à fragilidade do sistema imunológico”, enfatiza.

De acordo com a médica, os sintomas mais comuns dessas doenças são dor de garganta, nariz obstruído, tosse seca, sangramento nasal e falta de ar. A orientação é que nestes casos sejam tratados os sintomas e quando necessário se faça uso de antibióticos sob a orientação médica, segundo a pneumologista.

A especialista dá dicas para enfrentar os dias secos e evitar esses problemas respiratórios. “Usar água para hidratar, isto é, beber muito líquido; umedecer o ambiente com umidificadores, bacias de água e toalhas molhadas no quarto. A fim de prevenir o sangramento nasal deve ser usada solução fisiológica nas narinas. Para reduzir a poluição, evitar queimar lixo ou vegetação”, recomenda Jussara Oliveira.