Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Para orientar banhistas e turistas sobre cuidados de saúde necessários para garantir férias seguras, técnicos da Secretaria Municipal da Saúde (Semus) estarão de prontidão oferecendo materiais educativos e orientações nas praias da capital sobre como prevenir doenças comuns nessa época do ano.

As orientações começam neste sábado e domingo, 6 e 7 de julho, a partir das 9 horas, na praia das Arnos, e segue até às 16 horas. Entre as orientações que serão oferecidas aos banhistas estão o cuidado com a proteção solar e hidratação e para aqueles que vão viajar a se dirigir a uma Unidade de Saúde da Família ou Policlínica da Capital para atualizar o cartão de vacinas, conforme explica a coordenadora municipal de Imunização, Juliana Araújo.

Também é preciso ter atenção redobrada com a higiene em locais de grande circulação de pessoas e com alimentos e água consumidos nas praias, recomenda  a coordenadora da Divisão de Doenças Transmissíveis, Socorro Samernto, que alerta para doenças e surtos que são comumente contraídos em ambientes de grande movimentação, como diarreia, hepatite A e outras doenças.

Para quem costuma acampar no interior do Estado, outra recomendação é usar repelentes e roupas para se proteger aos finais de tarde do mosquito transmissor da malária, que costuma se alimentar de sangue aos finais de tarde, explica Socorro.